sexta-feira, 15 de maio de 2009

Eu gostaria de saber se devemos esforçar ao maximo nos exercicios fisicos ?

Eu gostaria de saber se devemos esforçar ao maximo nos exercicios fisicos ? É normal alguem sentir dores musculares após os exercicios? Joao Victor de Oliveira Araújo, Rio de Janeiro, engenheiro mecatrônico
João devemos sempre respeitar nossos limites, chegar ao esforço máximo é correr um risco sem necessidade. Até mesmo em um teste controlado como aconteçe no teste de esteira com cardiologista o esforço na maioria das vezes é sub-máximo.Sentir uma leve dor após os exercícios em especial exercícios novos, quando mudamos o programa de treinamento é normal, dor excessiva é sinal que você passou dos limites.

PERSONAL TRAINER ONLINE


O PERSONAL TRAINER ONLINE será seu professor particular, que prescreverá um programa de treinamento físico via internet para que você possa praticar uma ATIVIDADE FÍSICA na academia, no parque, no trabalho ou na comodidade de seu lar, dependendo de sua disponibilidade e objetivos.Após responder uma anamnese, você terá um programa de atividades físicas que respeitará sua individualidade, direcionado para seus objetivos.Ter um profissional altamente qualificado e ter um programa de treinamento exclusivo é a sua grande chance de obter os resultados tão almejados.Quem já tem seu “Personal Trainer Online”, ou professor particular Online, não quer mais saber das aulas padronizadas। A relação custo benefício é muito vantajosa.


Orientação on-line
Personal Trainer on-line é um novo conceito de prescrição de Atividade Física. Você realiza os exercícios nos dias e horas que mais se adequem a sua rotina diária e tem um suporte profissional diário para sanar qualquer dúvida.O seu Treinamento é elaborado por um profissional altamente qualificado com anos de experiência em prescrição e orientação de Exercícios Físicos।Você recebe seu programa de treinamento via email e pode esclarecer suas dúvidas de duas formas.PRIMEIRO: diariamente por email.SEGUNDO: de maneira interativa através de um sistema de conversação online e a utilização de webcam. Este sistema não está disponível 24 horas por isso é necessário um agendamento prévio com seu Personal Trainer.


Como Contratar Este Serviço?
Contratar os serviços do Personal Trainer On-Line é fácil e muito mais barato do que você imagina.Entre em contato através do email: professor.junior@hotmail.com ou entre na opção comentários, faça sua pergunta juntamente com seu endereço de email. PERSONAL TRAINER ON-LINE UM NOVO CONCEITO EM PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA.PROFESSOR JÚNIOR REGISTRO PROFISSIONAL: CREF:2728/G-SC

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sou muito magrinha, e como não quero tomar remédios para engordar, decidi fazer musculação e ginástica localizada conforme conselhos de amigos.


Boa tarde!Sou muito magrinha, e como não quero tomar remédios para engordar, decidi fazer musculação e ginástica localizada conforme conselhos de amigos. Estou fazendo a coisa certa? Tenho medo de emagrecer mais ainda...Talita Bicalho, Contadora, Divinópolis-MG
Resposta: Talita se você é muito magrinha, num primeiro momento seria interessante praticar só a musculação. Motivo: o que vai fazer você aumentar seu peso é um balanço calórico positivo, ou seja, ingerir mais calorias que a quantidade de calorias gastas. O excesso de atividade e a falta de uma alimentação hipercalórica, tende levar você ao processo de catabolismo, ou seja, perda e não ganho. Procure começar só com a musculação 3 no máximo 4 vezes por semana e se possível consulte um(a) profissional de nutrição para adequar sua ingesta calórica. Abraço.

O boxe faz diminuir os seios(peitoral)?


O boxe faz diminuir os seios(peitoral)?É verdade que o treino de boxe diminui o busto? Porque eu não tenho muito seio, mas adoraria praticar boxe, porém tenho medo de ficar com a aparência masculinizada. Beijos! Letícia

Letícia treine sem medo, o boxe é um ótimo exercício. A redução das mamas, seios que você se refere pode acontecer quando existe um volume elevado de treinamento para a região do peitoral em mulheres que possuem pouco tecido mamário. Porém esta redução pode acontecer com a musculação exagerada que não é o seu caso.

ESCOLIOSE

CORREÇÃO POSTURALEfeitos da musculação em indivíduos com escoliose.
Estou fazendo um trabalho de monografia sobre os efeitos da musculação no auxilio do tratamento de pessoas com escoliose e estou com dificuldade em encontrar bibliografia a respeito e gostaria tambem da sua a respeito do assunto por favor .
Tiago Salviano Cedrão

Resposta: Para entender o que é escoliose, devemos saber que a coluna vertebral, vista por trás, deve ser "reta"। Qualquer desvio para os lados pode configurar uma "escoliose". Mas, preste atenção. Um desvio lateral mínimo, causado, por exemplo, por maus hábitos posturais, deve ser caracterizado como uma atitude escoliótica. Por outro lado, a escoliose é uma DOENÇA e deve ser tratada como tal. Antigamente, acreditava-se que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, chamada pelos leigos de "coluna torta".
Atualmente, a definição correta é a de que a escoliose, é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente/trás e em volta de seu próprio eixo.
Resumindo, ATITUDES ESCOLIÓTICAS são desvios da coluna - em geral somente para os lados - que, com bastante freqüência, podem ser reduzidos totalmente, ou seja, testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retornar sua forma fisiológica. Têm causas que variam de um mau hábito postural a um desequilíbrio momentâneo de crescimento dos membros inferiores, por exemplo. Por outro lado, ESCOLIOSES EVOLUTIVAS ESTRUTURAIS são aquelas que, em geral, vão evoluir, com alterações nos três planos do espaço e que devemos tentar brecar sua evolução o mais rápido possível. Testes de flexibilidade indicam que a coluna vertebral, neste caso, não pode mais ser reduzida à sua condição fisiológica. O treinamento de força ou seja a musculação é uma boa maneira de diminuir e prevenir as dores que podem aparecer c/ esta patologia.
Em relação a bibliografia posso indicar:- LAMOTTE, Ana Claudia Sued. Contribuições da musculação na postura em portadores de escoliose estrutural. Brasília: UCB, 2003. 84p. Este é um trabalho de dissertação de mestrado que se encontra disponível no site:
http://www.nuteses.ufu.br/ é só digitar a palavra escoliose e você terá acesso a este material.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gostaria de saber se tem algum problema uma pessoa treinar o mesmo grupo muscular 3 vezes por semana. Exemplo perna.

NOME: Gleisson Fernandes SEXO MASCULINO: NACIONALIDADE: Brasileiro
CIDADE:Salvador ESTADO:Ba PROFISSÃO: Estudate de Educ. Fisica
DÚVIDA: Gostaria de saber se tem algum problema uma pessoa treinar o mesmo grupo muscular 3 vezes por semana. Exemplo perna.
Resposta: Gleisson depende do objetivo. Hipertrofia, Resistência Muscular Localizada, Potência? Vamos considerar que seu objetivo seja hipertrofia. Neste caso a literatura CIENTÍFICA RECOMENDA UM INTERVALO ENTRE TREINO PARA O MESMO GRUPAMENTO MUSCULAR EM TORNO DE 48/72 HORAS.Em média duas vezes por semana é uma ótima freqüência de treinamento para o mesmo grupamento muscular para a maioria das pessoas.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Exercício Físico e Gestantes


O exercício físico tem um papel importante na melhora da qualidade de vida e saúde nos indivíduos de um modo geral, bem como para aqueles pertencentes aos chamados grupos especiais। As gestantes fazem parte deste último grupo e sofrem alterações (morfofuncionais) fisiológicas significativas neste período. Apesar dos avanços nas pesquisas científicas ligadas ao exercício físico para grávidas, este assunto continua sendo fonte de dúvidas não só para a população leiga como também para muitos profissionais ligados a área da saúde. Deste modo o objetivo deste trabalho foi de realizar uma revisão junto à literatura científica em relação às mudanças ocorridas por este público e o benefício da prática de atividades físicas orientadas.
Alterações Corporais: Durante o período gestacional uma das alterações mais significativas é o aumento de peso corporal, este acréscimo de peso leva as mulheres a desenvolverem em muitos casos não só o sobrepeso como também a obesidade. Segundo (Batista Filho, 2003) a prevalência de obesidade em gestantes tem crescido significativamente nos últimos anos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Conforme (Nucci e colaboradores, 2001) o acréscimo e retenção de peso após a gestação têm contribuído para o estado de obesidade.Sabes se que 98% dos obesos atingem este estado por maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo. Embora nas gestantes ocorram alterações hormonais significativas, é comum neste público o aumento do consumo de alimento e a hipocinesia, fatores estes que contribuem significativamente para o aumento de peso corporal.
A prática de exercícios físicos contribui para manter um equilíbrio entre ingestão e gasto calórico levando deste modo ao controle da composição corporal (Kac, 2001; Polley e colaboradores, 2002).É importante salientar que nem todo aumento de peso ocorrido na gestação possui uma correlação direta com a elevação dos estoques de gordura nos adipócitos. Segundo Guyton (1988) uma mulher que aumenta 10 kg seu peso corporal durante a gestação, este é distribuído da seguinte forma: 3 kg do feto, 0,9Kg do útero, 0,9Kg da placenta e membranas, 07 kg das mamas e o restante 4,1Kg é de gordura e aumento no volume de sangue e líquido extracelular.O aumento de peso exagerado durante o período gestacional aumenta os riscos tanto para o feto como para a gestante, pois leva ao aumento de incidência de parto prematuro e trabalho de parto prolongado (Passini Júnior e colaboradores, 1999), retenção de peso pós-parto, diabetes mellitus gestacional e hipertensão (Nucci e colaboradores, 2001; Sebire e colaboradores, 2001; Batista e colaboradores, 2003), e infecção urinária e genital (Sebire e colaboradores, 2001).
Exercício Físico e Gestação: A prática de exercícios físicos durante a gestação trás inúmeros benefícios à gestante entre os quais se destacam: melhora do condicionamento físico geral, controle do peso corporal, melhor recuperação pós-parto (ACSM, 2000; Leitão e colaboradores, 2000; Leitão e colaboradores, 2003; WOLFE LA, 2003; ACOG, 2003), atenuação e prevenção de lombalgias (Batista e colaboradores, 2003; WOLFE LA, 2003; ACOG, 2003), prevenção ou tratamento do diabetes gestacional, melhora da postura, da disposição e da qualidade do sono (ACOG - The American College of Obstetricians and Gynecologists, 2003 apud Navarro, 2007; Lima e Oliveira, 2005), diminuição da tensão no parto, recuperação no pós-parto imediato mais rápido, auxílio no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes de membros inferiores e a melhora nas condições de irrigação da placenta (Leitão e colaboradores, 2000), facilitação do trabalho de parto e diminuição da sua duração (Gouveia e colaboradores, 2007), melhor adaptação psicológica às alterações da gravidez WOLFE LA, 2003; ACOG, 2003 e diminuição do risco de pré-eclâmpsia SORENSEN TK, 2003॥ Embora exista uma tendência para a indicação de hidroginástica nesta fase, a gestante saudável pode continuar a prática de qualquer atividade a qual já esteja adaptada, em intensidade leve à moderada (Powers e Howley, 2000; ACSM, 2000; Cambiaghi, 2001 apud Navarro, 2007); mesmo gestantes que não tinham o hábito de praticar atividades físicas, podem iniciar um programa de exercícios (ACSM,2000 e ACOG, 2003 apud Navarro, 2007).Uma dúvida freqüente é em relação à intensidade, volume e quais os exercícios que podem ou não serem realizados pelas grávidas.O ACOG, 2003 apud Navarro, 2007 recomenda que o exercício físico desenvolvido durante a gestação seja de intensidade regular e moderada, e volume aproximado de 30 minutos todos os dias voltado para o período gestacional em que se encontra a praticante.Segundo Leitão e colaboradores, 2000; os exercícios devem combinar modalidades aeróbias e atividades de força preferencialmente que envolvam os grandes grupos musculares. A ativação dos grandes grupamentos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina (Lima e Oliveira 2005). O fortalecimento da musculatura abdominal ajuda na manutenção da postura corporal, expulsão do feto no parto normal e retorno para as condições estéticas pré- gestação Chistófalo e colaboradores, (2003).
Vários exercícios são recomendados durante o período gestacional, entre os quais se destacam: caminhada, bicicleta estacionária, natação, hidroginástica, alongamentos e musculação. Segundo o ACSM, 2000 os exercícios devem trazer conforto e proporcionar segurança para as gestantes. Os exercícios realizados na água como natação e hidroginástica são recomendados por diminuírem os impactos nas articulações (Kruel,1994; Batista e colaboradores, 2003) e atenuarem os edemas comuns neste período (Batista e colaboradores, 2003). Os exercícios de alongamentos proporcionam equilíbrio da musculatura dorso-lombar e assoalho pélvico e os exercícios respiratórios favorecem a consciência corporal ( Navarro e colaboradores, 2007). Estas atividades auxiliam no relaxamento corporal e melhor trabalho durante o parto ( Leitão e colaboradores, 2000). Leitão e colaboradores, 2000 destacam que os exercícios de musculação auxiliam na manutenção da massa magra.
Quando não devemos fazer exercício físico:Segundo Leitão e colaboradores, 2000 a atividade física é contra-indiciada nos seguintes casos: sangramento uterino de qualquer causa, a placentação baixa, o trabalho de parto pré-termo, o retardo de crescimento intra-uterino, os sinais de insuficiência placentária, a rotura prematura de membranas e a incompetência istmocervical.