quinta-feira, 21 de maio de 2009

Treinamento de força para crianças e adolescentes


Treinamento de força para crianças e adolescentes- Treinamento de força para crianças e adolescentes. Quais são os mitos, cuidados, sugestões de programas, riscos, etc. BIRATAN DOS SANTOS PALMEIRA
RESPOSTA:
Biratan, o treinamento resistido com pesos é totalmente seguro para crianças e adolescentes, desde que seja respeitado e controlado nível de maturação biológica, técnica de execução dos movimentos e as variáveis que compõem o treinamento. Alguns profissionais da área de saúde são contrários à musculação por total falta de conhecimento científico. Muitos dizem que a musculação causa impacto sobre as articulações e epífises ósseas e isto traria efeito deletério no que se refere ao crescimento destes indivíduos. A musculação quando orientada e prescrita corretamente não provoca impacto e sim pressão sobre o sistema osteomioarticular. Mesmo que houvesse impacto este não traria prejuízo sobre o desenvolvimento físico, em especial no que se refere à estatura “altura”, pois vejamos: Em uma aula de Educação Física normal como Vôlei e Basquete sempre que uma criança salta para realizar um saque, uma cortada, um bloqueio ou um rebote e retorna ao solo existe impacto, mas nem por isso estas deixam de crescer normalmente, prova disto são os jogadores de Basquete ou vôlei que iniciam seu treinamento ainda quando crianças e atingem estatura bem acima da média populacional.
Força é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, sendo requisito fundamental na maioria das atividades físicas diárias de crianças e adultos(Simão,2001). A freqüência de lesões no treinamento de força é baixa quando comparada a muitas outras atividades infantis consideradas seguras. Lillegard e colaboradores (1997), ao estudarem 52 adolescentes pré-puberes submetidos ao TR. De força, encontraram somente um caso de lesão. A Associação Nacional de Força e Condicionamento, as Sociedades de Medicina Desportiva e a Academia Americana de Pediatria são unânimes em aceitar que as crianças e adolescentes podem se beneficiar com um programa de treinamento de força corretamente prescrito e supervisionado.

Embasamento científico:
IDADE:11 a 13 anos
CONSIDERAÇÕES: Ensinamentos das técnicas. Aumento gradual do peso. Introdução de exercícios mais avançados com pouca ou nenhuma carga.

14 a 15 anos
Exercícios de força mais avançados. Enfatizando a técnica. Aumento do volume.

16 anos em diante
Nível inicial de programas para adultos.
Fonte: FLECK, S. J; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento muscular, 1999.

Gostaria de saber sobre o método de treinar até a exaustão




Gostaria de saber sobre o método de treinar até a exaustão. Márcio Roberto carlos Praxedes.
RESPOSTA: MÁRCIO VAMOS PROCURAR ESCLARECER SUA DÚVIDA.
MÉTODO EXAUSTÃO: É UTILIZADO PARA OS SEGUINTES OBJETIVOS: RESISTÊNCIA MUSCULAR, HIPERTROFIA MUSCULAR E FORÇA MÁXIMA.
QUEM DEVE UTIZAR ESTE MÉTODO DE TREINAMENTO? ALUNO EM UM ESTÁGIO AVANÇADO.
NÚMEROS DE SEMANAS RECOMENDADAS: APROXIMADAMENTE DUAS SEMANAS.
MOTIVO? POR SEU UM MÉTODO DE TREINAMENTO MUITO INTENSO,AUMENTA OS RISCOS DE LESÃO E CATABOLISMO MUSCULAR.
PROCEDIMENTO: ESTE MÉTODO É MUITO UTILIZADO POR VÁRIOS PRATICANTES QUE DESEJAM HIPERTROFIA MUSCULAR, E SEU OBJETIVO É REALIZAR AS REPETIÇÕES ATÉ A EXAUSTÃO. AS REPETIÇÕES SERÃO FINALIZADAS QUANDO A FASE CONCÊNTRICA DO MOVIMENTO NÃO FOR COMPLETADA (FALHA CONCÊNTRICA MOMENTÂNEA), OU, QUANDO O PADRÃO DO MOVIMENTO ESTIVER COMPROMETIDO.

VOCÊ TEM DUAS OPÇÕES PARA UTILIZAR ESTA FORMA DE TREINAMENTO:
PRIMEIRO TER UM BOM PARCEIRO PARA AUXILIAR NAS ÚLTIMAS REPETIÇÕES, EVITANDO DESTE MODO LESÕES.
SEGUNDO TREINAR EM MÁQUINAS, CASO VOCÊ NÃO TENHA UM PARCEIRO DE TREINO.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dor no ombro e exercícios em estação de musculação


Dor no ombro e exercícios em estação de musculação Tenho 43 anos e não pratico musculação desde os 18, exceto por um breve período no ano passado quando realmente voltei a pegar gosto pela coisa. Retomei os exercícios este ano sozinho em casa e após um tempo utilizando-me de barras e halteres, resolvi comprar uma pequena estação Athletic.
O problema é que quando realizo o exercício voador sinto muita dor no ombro, alguma sugestão de como realizar o exercício corretamente ou quanto ao que poderia estar causando essa dor na posição inicial do movimento? Jesus Oliveira
Resposta: Jesus Oliveira é fundamental que você realize uma consulta médica de preferência com um ortopedista para que este possa avaliar seu quadro e determinar qual o procedimento mais adequado já quer este parece ser um problema crônico, outro fator importante é você procurar orientação profissional, neste caso de um professor de Educação Física para orientá-lo da maneira correta de realizar os exercícios e controlar as variáveis que compõe um treinamento. Como você possui um aparelho multi-estação poderá contratar um Personal Trainer para orientá-lo em todas as sessões de treinamento, ou para prescrever um treino inicial e fazer visitas a cada quinze dias para verificar a correta execução dos exercícios. Quanto à questão do voador verifique se a posição dos braços está correta, os cotovelos devem estar ligeiramente alinhados abaixo dos ombros, deste modo você intensifica a ação da musculatura peitoral e diminui a tensão nos ombros.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Agachamento faz mal para quem tem Hérnia-de-Disco ?




Gostaria de saber se o exercício de agachamento faz mal para quem tem Hérnia-de-Disco como eu em L4L5 e está comprimindo o nervo? Obrigado! Júlio I. D.RESPOSTA: A hérnia-de-disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. O núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem às raízes nervosas, levando à compressão destas.
Sugiro que você realize atividades físicas de baixo impacto, como alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna. Estas medidas estabilizam a coluna reduzindo a força para frente ou para trás. Caminhadas, esteiras com velocidade lenta, exercícios localizados (Musculação) com pouco peso e alongamentos, portanto sugiro que você evite o agachamento com cargas elevadas, mas isto não impede que continue praticando musculação. Procure diminuir as cargas e não treine se estiver com dor.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Agachamento total é possível


Agachamento total é possível ?- Se realizado de forma correta, o agachamento pode ser feito até os níveis extremos de amplitude articular? Leonardo Lopes A resposta é sim. Primeiramente, é preciso entender que não existe exercício proibido e sim pessoas que são contra indicadas a realizarem alguns exercícios por possuírem alguma patologia ou lesão. Outro fator importante é que o ato de agachar é um movimento natural e extremamente realizado em nossas atividades da vida diária exemplo: Sempre que sentamos e levantamos de uma cadeira ou nos abaixamos para levantar ou pegar um objeto no chão estamos realizando Num agachamento, portanto, proibir ou limitar a amplitude deste movimento é limitar as atividades da vida diária. Um estudo feito por ISEAR et al em 1997, conclui que durante o agachamento, os isquiostibiais produzem uma força de vetor direcionado para trás, compensando a atuação do quadríceps, em um processo denominado co-contração, que contribui para estabilizar os joelhos durante o movimento. Estudos de curto e longo prazo não verificaram frouxidões, instabilidades ou lesões nos joelhos após a realização de um treino de agachamentos (NEITZE et al em 2000; MEYERS, 1971; PANARIELLO et al, 1994).