terça-feira, 30 de junho de 2009

OBESIDADE


Um dos principais motivos que levam as pessoas para as academias todos os anos e em especial quando o verão se aproxima é a preocupação com a estética corporal, e neste sentido não há dúvida que o sedentarismo e comilança são os fatores responsáveis por aqueles indesejáveis quilinhos adquiridos ao longo da vida.

O aumento de peso exagerado pelo acúmulo de gordura que leva a OBESIDADE é multifatorial, ou seja, são vários os fatores que desencadeiam este quadro como, por exemplo: problemas metabólicos, uso exagerado de alguns medicamentos (corticóides), sedentarismo, exagero alimentar e preguiça.

Como mudar este quadro? De uma forma primária a redução de peso acontece pelo BALANÇO CALÓRICO NEGATIVO, ou seja, é preciso gastar mais calorias que o total de calorias ingeridas pela alimentação.

O SEDENTARISMO, COMILANÇA e a PREGUIÇA são os principais fatores que levam a OBESIDADE, afinal de contas com o avanço das tecnologias as pessoas cada vez mais diminuem a atividade física. Vejamos: os aparelhos eletrônicos são um convite para a inércia, quem é que não chega em casa após um dia de trabalho e não se joga no sofá liga a TV o som, muda de canais ou estações com um simples movimento do dedo e com um prato de guloseimas e refrigerante ao lado? Não esqueçam que temos ainda os computadores, microondas e outros aparelhos “domésticos” que levam a uma grande queima, infelizmente de energia elétrica e não corporal, temos também os automóveis com seus opcionais ou em alguns casos com itens de fábrica já instalados: vidros elétricos, travas, CDs com controle remoto, direção hidráulica, câmbio automático, ou seja, aquilo que em outras épocas era preciso esforço/gasto calórico, hoje é um convite para o acumulo de calorias, e mesmo aquelas pessoas que dependem do serviço de transporte público não estão isentas desta “poupança calórica”, se no passado não muito distante as pessoas precisavam caminhar certa distância para utilizar este transporte, nos dias atuais ele passa muitas vezes na porta de casa.

Não somos contra tais confortos, muito pelo contrário, porém algumas mudanças comportamentais são necessárias, que tal um ou dois dias por semana esquecer que existe controle remoto, ao invés de levar o carro para ser lavado no posto você mesmo lavar seu veículo no final de semana, deixar o mesmo na garagem e ir até a padaria a pé, parar um ou dois andares antes todos os dias seja no serviço ou em casa “condomínio” e subir a pé, fazer uma pequena caminhada no horário do almoço, levar seu cão para passear, convidar sua esposa ou esposo para uma caminhada e também exercitar o diálogo além das pernas, jogar “bola”, e brincar de esconder com seus filhos e não esqueça que a ACADEMIA não funciona só no verão ou no final do inverno.

Portanto mexa-se!

PERSONAL TRAINER ON-LINE


Você está descontente com seu treinamento e resultados?

Conheça a opção de Treinamento On-line. Através da ASSESSORIA PERSONAL TRAINER ON-LINE você recebe uma Planilha de Treinamento que vai ao encontro de seus objetivos, necessidades e disponibilidade em relação aos dias, horários e local para Treinamento.

Mande um e-mail para:
treinamento.junior@gmail.com e obtenha maiores informações.

EXCESSO DE TREINAMENTO?


Boa Tarde, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog, realmente muito bom। Pratico ciclismo a um ano e meio, entre 4 e 6 vezes por semana, porém faço outros esportes nos dias que não faço ciclismo(e as vezes pratico os dois)। Minha rotina de treinamento é mais ou menos essa:
SEG - faço natação, spining e corro(entre 5 e 10KM, na esteira)TER - Ciclismo(entre 40 e 60 KM)QUA - faço natação, spining e corro(entre 5 e 10KM, na esteira)QUI - Ciclismo(entre 40 e 60 KM)SEX - descansoSAB - Ciclismo(entre 40 e 70KM)DOM - Ciclismo(entre 40 e 100KM) e algumas vezes jogo futebol no meio desses treinos, aumento alguns dias no ciclismo etc। Minha dúvida é o seguinte: Posso fazer essa quantidade de exercícios, ou o melhor seria diminuir os dias e aumentar a carga? OBS: Meu objetivo é ser um bom ciclista, chegar perto dos profissionais।


Obrigado, Até mais Augusto Marson Fávero.


Em relação ao seu treinamento fica difícil inferir em relação ao mesmo, somente com os dados informados. Mas podemos levantar algumas questões: você dentro desta freqüência e distribuição dos treinos na semana e com os volumes em relação à kilometragem percorrida está conseguindo melhorar seus tempos? Algum sintoma de excesso de treino como, por exemplo, irritabilidade, redução de apetite, insônia, diminuição de libido? Caso sua resposta for negativa, ou seja, estiver tudo transcorrendo normalmente, podemos concluir que não está havendo abuso.
Devemos lembrar que é necessário uma periodização de treinamento, que nada mais é que um planejamento anual, onde vai existir uma correlação entre intensidade e volume de treinamento.
Observei que você não realiza musculação, o que é fundamental para melhorar seus rendimentos, claro que este treino tem que ser específico para você. Sugiro ainda que se possível procure um medico com formação em medicina esportiva ou na ausência deste profissional um endocrinologista pode ser uma boa opção, este profissional pode solicitar alguns exames entre os quais; dosagem de cortisol, CPK, creatinina e outros para verificar algum problema relacionado com excesso de treinamento.

Um grande abraço e espero que possa ter ajudado.