sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comecei a fazer musculação a poucos dias e sinto dor no corpo inteiro.


Comecei a fazer musculação a poucos dias e sinto dor no corpo inteiro. Isso é normal em iniciantes? Eu tava a muito tempo sem fazer nenhum tipo de atividade física. André Maurinho, Estudante, Águas de São Pedro - SP


RESPOSTA:
André é importante que o Treinador/Educador Físico que irá prescrever o treinamento realize uma anamnese e avaliação física para obter alguns dados que são imprescindíveis para a elaboração do programa de treinamento, procurando deste modo minimizar as chances do surgimento da Dor Muscular Tardia. Dizer que este é um processo normal seria uma inverdade, esta dor pode ocorrer especialmente em indivíduos que nunca praticaram uma determinada atividade ou que estão muito tempo na inatividade. Exemplo: uma pessoa que está acostumada a realizar um determinado exercício (corrida) e começa a praticar outra atividade (musculação) como o padrão de movimento é diferente, são recrutados grupos musculares e/ou fibras musculares que não estão adaptadas a este novo exercício, este fato pode originar o desconforto muscular.

Esta dor é caracterizada pela sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática da atividade física. A dor não se manifesta até, aproximadamente, oito horas após o exercício, aumentando progressivamente de intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que cinco a sete dias após a sessão de treinamento ela desaparece completamente. É interessante destacarmos que esta dor muscular praticamente desaparece após alguns minutos de atividade física; contudo, ela retorna quando a atividade cessa.

Apesar da grande quantidade de pesquisas científicas, ainda estão indefinidos quais os mecanismos responsáveis pelo surgimento da dor muscular tardia. As primeiras teorias propuseram dano físico causado pelo aumento da tensão no aparelho contrátil (estresse mecânico), acúmulo de produtos metabólicos tóxicos, devido ao elevado metabolismo (estresse metabólico), dano estrutural aos tecidos, causado pelo aumento da temperatura muscular e controle neuromuscular alterado, produzindo espasmos (que, por sua vez, causariam a dor) como os possíveis fatores envolvidos na etiologia da dor muscular tardia .

A intensidade da atividade física parece ser mais importante que sua duração; contudo, a dor muscular pode ocorrer em indivíduos que momentaneamente aumentam a magnitude e/ou a intensidade da atividade física . Está também bem estabelecido que a contração excêntrica (exemplo: rosca direta fase excêntrica é quando a barra desce) é o padrão de ação muscular que provoca maior dano à estrutura muscular esquelética, tanto em seres humanos, como em animais .

Ouvi dizer que ginástica localizada combate a celulite?


Ouvi dizer que ginástica localizada combate a celulite? Isso realmente tem algum fundamento científico? Abraços! Carla Freitas, Advogada - Açu RN


RESPOSTA:
Carla sim existe fundamento científico.
Segundo Nahas,1999 a Celulite ocorre mais frequentemente na região glútea e coxas, podendo atingir braços, abdômen, nuca e até os tornozelos. Estima-se que cerca de 80% das mulheres em idade cada vez mais precoce apresentem esta condição. Os homens também podem ser afetados porém em menor escala.

A celulite decorre do processo de aumento do tecido adiposo (gordura subcutânea), que pode ocorrer com alterações da microcirculação sanguínea e aumento do tecido fibroso, observando-se, então, as ondulações características.

Fatores hormonais, genéticos (predisposição familiar), alimentação excessiva e de má qualidade, além de um estilo de vida sedentário, favorecem o aparecimento da celulite.

Tratamento: ainda segundo Nahas, 1999 é necessário mudanças no estilo de vida, mas não há garantias que o problema desaparecerá por completo. O melhor caminho é alimentação saudável (rica em frutas e verduras, muita água e com poucos produtos industrializados) além disto uma vida com atividade são fundamentais para a atenuação deste processo.

Carla como a celulite está diretamente ligada com o aumento da quantidade de tecido adiposo a reeducação alimentar e a realização de exercícios físicos são fundamentais. A Ginastica Localizada é uma boa opção.

A natação é realmente o esporte mais completo?



A natação é realmente o esporte mais completo? É interessante a sua prática na terceira idade? Henrique Silva।

RESPOSTA:


Henrique qualquer modalidade esportiva quando bem orientada, que respeite a individualidade biológica e portanto que vá ao encontro das necessidades do praticante trará ótimos resultados. A natação pode ser praticada por qualquer faixa etária, já esta história de ser considerada o esporte mais completo é uma inverdade, não existe uma modalidade que seja a mais completa e sim modalidades que são mais indicadas para determinadas populações, doenças, lesões, faixas etárias e necessidades.

A terceira idade de uma forma geral desenvolve Sarcopenia (redução da massa muscular), Osteopenia (redução da massa óssea) e redução dos níveis de força. As pesquisas científicas são unânimes em afirmar que a melhor modalidade para combate/atenuar estes problemas é a atividade contra resistida e neste contesto a musculação é a melhor opção. O treinamento com peso além de ser mais efetivo para aumentar ou pelo menos atenuar a redução da massa muscular, massa óssea e combater a diminuição dos níveis de força, é uma atividade que é prescrita respeitando a individualidade de cada praticante, ou seja, cada pessoa recebe um programa de treinamento exclusivo, mesmo tendo várias pessoas na sala de musculação, cada cliente recebe uma planilha com número de séries, repetições, intervalo recuperativo, velocidade de execução, amplitude articular, combinação de grupos musculares, quantidade de exercícios que difere das outras pessoas.