sexta-feira, 26 de março de 2010


Olá Junior!
Sempre leio sobre os assuntos comentados no site cdof.com.br, e através dele encontrei seu blog.
Estou com dúvidas sobre o treino de musculação e o tempo de descanso. Espero que você possa me ajudar.
Estou fazendo musculação regularmente há uns 6 meses, apesar de que não levava muito a sério e nem me esforçava muito. Mas agora quero melhorar meu desempenho pra obter resultados de verdade. Meu objetivo é hipertrofia e também reduzir meu percentual de gordura.
Tenho 28 anos, 1,63m, 54Kg, e meu percentual de gordura deve estar em torno de 22%.
Há 2 dias atras o instrutor da academia fez um novo treino para mim, o qual me deixou um pouco insegura, pois li alguns comentários no site CDOF que divergem um pouco da opinião do meu insrutor.

Eis o treino:
Série A - Remada no pulley / Afundo no Smith / Flexor de cotovelo Scoth com halter / Leg Press 45 / Cadeira de extensão / Pull over costas no pulley / Abdominal.

Série B - Extensor de quadril 6 apoios / Abdução de quadril no pulley / Supino reto com barra / Mesa flexora / Cadeira adutora / Extensor de cotovelo no pulley / Abdominal.

A recomendação dele seria que eu malhasse 4x na semana : série A (seg e quin), série B (ter e sex), e descanso na quarta, por exemplo.
E como eu pretendo fazer aula de pilates e spinning ele disse que eu poderia intercalar essas duas atividades logo depois de fazer o treino de musculação, sendo um dia pilates e outro spinning, ou seja, fazer a série A e pilates num dia e no dia seguinte fazer a série B e spinning, um dia de descanso e novamente a mesma sequência. Será que é muito pesado? Será que vai dar tempo necessário de descanso para o músculo?
Também pretendo começar a tomar suplemento alimentar (proteína).

Espero que você possa me responder e me ajudar.
Desde já agradeço muitíssimo a atenção.


Andressa, obrigado pelo contato.

RESPOSTA: No blog nos marcadores treinamento concorrente e musculação você vai encontrar alguns artigos e comentários sobre esta dúvida.
Existe uma infinidade de divisões de treinamento e, portanto de combinações entre grupos musculares. Quando pensamos em aumento de volume muscular é necessário um aporte calórico positivo, isto é possível de duas maneiras: acrescentando mais calorias em nossa dieta e/ou reduzindo outras atividades físicas. Já a redução de peso e do percentual de gordura ocorre através do processo inverso da hipertrofia, ou seja, são trabalhos antagônicos, concorrentes. A divisão de treinamento efetuada pelo seu professor está ok, e também poderia ser diferente. Recomendo que você não realize outros trabalhos com o treino de musculação, mantenha somente as atividades de pilates e spinning.
Certamente seu professor irá periodizar seu treinamento, siga corretamente sua planilha de exercícios, realize avaliações físicas para saber se seus resultados estão sendo alcançados
.