terça-feira, 27 de abril de 2010


Qual o melhor exercicio para quem nunca fez atividade física e não tem doenças? Tenho 33 anos. Site muito show!!!! Cacilda, Tec. Enfermagem, Aquidauana – MS
Cacilda para pessoas sem patologias o melhor exercício físico é aquele que promova bem estar ao praticante. Pode ser caminhadas, corridas, musculação, ciclismo, patinação ou qualquer outra forma de atividade. Gostaria de salientar que o correto antes de qualquer atividade física mesmo recreacional a realização de exames médicos, se possível com um Cardiologista, ortopedista ou Médico Especialista em Medicina Esportiva, após estes exames procurar um Profissional de Educação Física para prescrever a intensidade e volume dos exercícios.

É verdade que a Drenagem Linfática não emagrece? Quais são os reais benefícios? Marília Antunes, Dona de casa, São Paulo – SP
Maria Antunes o emagrecimento ocorre através do balanço calórico negativo, ou seja, o gasto calórico tem que ser maior que o consumo pela alimentação. Basicamente é possível este feito por duas maneiras: reduzir a ingestão de calorias e aumentando o consumo destas com a prática de exercícios físicos, ou pela combinação de ambos. Com este raciocínio podemos concluir que na sessão de drenagem Linfática quem depleta/gasta calorias é o profissional que realiza esforço físico e não a pessoa que fica deitada.
A Drenagem é uma ótima opção para eliminar ou reduzir edemas pós operatórios e inchaços pelo acúmulo de líquidos.

Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.

Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.



Tive um bebê há 4 meses e ouvi dizer que Pilates é bom pra voltar ao peso normal, é verdade? Agradeço a ajuda. Ana Maria de jesus, estudante, Bertioga – SP
O exercício físico tem um papel importante no controle do peso corporal, sendo assim o Pilates contribui para a volta do peso normal.
Alterações Corporais: Durante o período gestacional uma das alterações mais significativas é o aumento de peso corporal, este acréscimo de peso leva as mulheres a desenvolverem em muitos casos não só o sobrepeso como também a obesidade. Segundo (Batista Filho, 2003) a prevalência de obesidade em gestantes tem crescido significativamente nos últimos anos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Conforme (Nucci e colaboradores, 2001) o acréscimo e retenção de peso após a gestação têm contribuído para o estado de obesidade. Acredita-se que 98% dos obesos atingem este estado por maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo. Embora nas gestantes ocorram alterações hormonais significativas, é comum neste público o aumento do consumo de alimento e a hipocinesia (Falta de Atividade Física), fatores estes que contribuem significativamente para o aumento de peso corporal. A prática de exercícios físicos contribui para manter um equilíbrio entre ingestão e gasto calórico levando deste modo ao controle da composição corporal (Kac, 2001; Polley e colaboradores, 2002).É importante salientar que nem todo aumento de peso ocorrido na gestação possui uma correlação direta com a elevação dos estoques de gordura nos adipócitos. Segundo Guyton (1988) uma mulher que aumenta 10 kg seu peso corporal durante a gestação, este é distribuído da seguinte forma: 3 kg do feto, 0,9Kg do útero, 0,9Kg da placenta e membranas, 07 kg das mamas e o restante 4,1Kg é de gordura e aumento no volume de sangue e líquido extracelular.
Além do Pilates não esqueça da reeducação alimentar.