sábado, 22 de maio de 2010

exercicio proibido


Pergunta enviada em 20/05/2010 23:44 por LEANDRO FERREIRA FONSECA
TÍTULO: exercicio proibido
os alunos de uma academia no rj me disseram que os professores proibiram a "puxada por trás", devido a possiveis problemas que este exercicio causa ao musculo acromio. os professores nao estavam no momento para explicar a situação.
a pergunta é:
algum dos senhores já vui ou ouviu alguma coisa a respeito?
e cientificamente tem algo de concreto nisso?

desde já obrigado!!!!!!!!!!!!!!!
leandro rj,

Vamos citar algumas pesquisas científicas.

O National Strength and Condicionation Research apresentou opiniões de seus membros em relação a melhor maneira de execução do exercício puxada por trás. Concluiu-se que 150 profissionais apresentavam maior favorecimento à execução do exercício por trás, mas a grande maioria (903 membros) optou pela execução da puxada pela frente (SIGNORILE; et al., 2002).

O exercício de puxada por trás sofreu um tipo de rejeição em meados dos anos noventa, quando surgiram alguns trabalhos (CRATE, 1997; FEES; et al., 1998) comparando-o a puxada pela frente e analisando as vantagens desta puxada no que diz respeito à segurança de execução sem comprometimento da articulação do ombro (CARPENTER, 2005).

Estas lesões são geralmente no ombro, que nos oferece uma vasta variedade de movimentos. Ao contrário do quadril, onde o fêmur se encaixa perfeitamente numa cavidade profunda oferecendo estabilidade, a articulação do ombro trabalha numa cavidade (glenóide) bastante rasa e sua estabilização se dá mediante a uma ação de ligamentos e pelos músculos do manguito rotador (BOMPA, 2000).

A maneira de sentar para uma puxada determina a postura assumida por todo o corpo.
Flexionar o tronco e o pescoço durante a puxada deve ser evitado, por aumentar a rotação externa do ombro. Com o aumento dessa rotação externa, ocorre a maior probabilidade da permanência da flexão do tronco, quando as pernas são mantidas próximas aos braços. (MAIOR, 2004).

Em academias existem professores que acham que o cotovelo não deve ir para trás durante a puxada por trás por achar arriscado (CARPENTER, 2005). Sendo que, no exercício como voador, os cotovelos são projetados para trás, a tendência é os ombros rodarem internamente. E segundo Carpenter (2005), isso é um benefício. Por isso os cotovelos alinhados com a barra representam um grande risco a lesão.

Uma puxada por trás aumenta a possibilidade de lesão para os processos espinhosos, da região cervical baixa. Portanto é mais seguro utilizar a puxada pela frente, porque neste exercício a barra não entra em contato com a coluna cervical (MAIOR, 2004).

Já no movimento realizado pela frente e comportando de forma prática e funcional, a execução do exercício pela frente, além de apresentar maior segurança funcional, destaca-se pelo maior recrutamento de unidades motoras, conseqüentemente maior produção de força muscular (SIGNORILE et al., 2002).

Pessoalmente acredito que qualquer movimento corporal quando realizado sem a técnica correta aumenta as chances de lesão. Isto pode e acontecer no futebol, volei, musculacão entre outros exercícios/atividades físicas. Ainda falta pesquisas analisando este tipo de exercício, devemos não banir a puxada posterior e sim ensinar a técnica correta do movimento, evitar o excesso de peso, realizar avaliacão física detectando deste modo se nosso aluno possui alguma limitacão para este ou qualquer outro exercício.