sexta-feira, 2 de julho de 2010

Doença de Parkinson इ Exercícios Físicos




Como citado anteriormente a Doença de Parkinson se caracteriza pela redução de Dopamina, um neurotransmissor, ou seja, é uma substância que funciona como uma ponte para levar os estímulos do sistema nervoso para o sistema motor. Com a diminuição deste neurotransmissor a coordenação motora fica prejudicada e consequentemente a realização das Atividades da Vida Diária como: subir e descer escadas, carregar objetos (sacolas), sentar e levantar, escovar os dentes entre outras atividades.

A Atividade Física tem um papel fundamental para melhorar a Qualidade de Vida destas pessoas. Exercícios Físicos que priorizem a melhora dos níveis de força e flexibilidade são fundamentais.

Entre as principais formas de Atividades Físicas destacamos a musculação com ênfase nos grandes grupos musculares e melhora da flexibilidade com alongamentos. Os exercícios escolhidos devem sempre que possível imitar os gestos motores das atividades da vida diária exemplo: subir e descer escadas, sentar e levantar (imitando o gesto de sentar e levantar de uma cadeira), caminhadas, agachamentos em máquina quando possível, fortalecimento de membros superiores entre outros.

Doença de Parkinson


A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central (SNC), que se caracteriza por morte neural na substância negra, com conseqüente diminuição de dopamina, levando a alteração motoras típicas. É uma doença cuja prevalência aumenta com a idade, chegando a 1% em indivíduos acima de 60 anos. Com o aumento da expectativa de vida, estima-se que por volta de 2020, mais de quarenta milhões de pessoas no mundo serão portadores de DP. No Brasil segundo estudo de Barbosa et al. (2006), estimasse que 3,3% da população tenham a doença.

Clinicamente, a DP caracteriza-se por tremor, rigidez, bradicinesia (lentidão de movimentos), alterações da postura, do equilíbrio e da marcha. Além disso, os pacientes com DP podem apresentar alterações músculo-esquelético como fraqueza e encurtamento muscular, O uso da dopamina exógena, neste caso o medicamento utilizado é a Levodopa permite que o paciente acometido pela DP normalize parte de sua performance motora por aliviar alguns dos sintomas citados anteriormente. Outras alterações também ocorrem no portador da DP exemplo: problemas neuro comportamentais como: demência, depressão e tendência ao isolamento e comprometimento cardiorrespiratório, o que interfere diretamente no desempenho funcional e independência destes indivíduos.
O principal foco do tratamento em indivíduos com doenças crônicas, como a DP, deve ser a manutenção da Qualidade de Vida.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Análise do desempenho funcional em pacientes portadores de doença de Parkinson


Fátima Goulart, Clarissa Cardoso dos Santos, Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela, Francisco Cardoso

Declínio cognitivo e demência associados à doença de Parkinson: características clínicas e tratamento


Luciano Magalhães Melo, Egberto Reis Barb , Paulo Carame.



O IMPACTO DA DOENÇA DE PARKINSON NA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO DE LITERATURA


Camargos, A. C. R., Cópio, F. C. Q., Sousa, T. R. R. e Goulart, F.


PARÂMETROS CINEMÁTICOS DA MARCHA COM OBSTÁCULOS EMIDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON, COM E SEM EFEITO DA LEVODOPA: UM ESTUDO PILOTO


PIERUCCINI-FARIA F, MENUCHI MRTP, VITÓRIO R, GOBBI LTB, STELLA F, GOBBI S.