sábado, 10 de julho de 2010

Ginástica Corretiva


Pergunta enviada em 08/07/2010 22:32 por Jean de Souza NogueiraOlá amigos! tenho um grande duvida, tenho uma aluna com diferença de medida de uma coxa para outra de 4cm, o que devo fazer nesse caso? aumentar a carga no membro de menor circunferencia? fazer treinos unilaterais? ou treinar normalmente até o membro igualar c/ o outro?
obrigado! aguardo contato!

Jean somos seres assimétricos, ou seja, é normal a diferença entre membros, especialmente até (2) cm, no caso de sua aluna a assimetria é acentuada, porém se a mesma não compromete a realização de atividades laborais e/ou esportivas o trabalho compensatório não é necessário. Obviamente que em termos estético esta diferença pode estar incomodando sua cliente. Fica uma pergunta para você, sua aluna já realiza musculação ou irá iniciar agora? Caso ela não esteja praticando, temos duas alternativas: a primeira é realizar um trabalho “normal”, já que existe uma tendência dos membros se igualarem, neste caso após aproximadamente dois meses de treinamento realize outra avaliação física e observe se a assimetria diminuiu, caso isto não tenha ocorrido então realize o trabalho compensatório, a segunda alternativa é começar este trabalho já no início do treinamento.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Qual o melhor protocolo para composição corporal?


ESPECIALIDADE: Avaliação Física
Pergunta enviada em 08/07/2010 14:29 por João luiz gasparini

Gostaria de saber qual o melhor protocolo para ser usado para avalição antropométrica de composição corporal?!
Eu utilizo hoje a de Jackson e Pollock(1978) de 7 dobras e 2 perimetros no software physical test 6.2, pois acredito que seja a mais fidedigna, pelo que pude perceber em artigos e estudos relacionados.

Alguém tem alguma sugestão ou posso continuar utilizando este mesmo protocolo sem preocupação


Dentro da Avaliação Física e neste caso na Avaliação da Composição Corporal, existem Protocolos Específicos e Generalizados. Quanto mais específico for o protocolo utilizado por você em relação a sua amostra, maior será o grau de fidedignidade dos resultados obtidos.
Exemplo: Vamos supor que a sua amostra é constituída por jogadores de futebol de campo, e você utiliza um protocolo que foi desenvolvido para jogadores de futebol Americano, os dados encontrados por você não terão nenhum valor científico.

Outro exemplo: Vamos supor que você deseja avaliar a composição corporal de clientes de uma academia do sul do Brasil ok? Digamos que sua amostra é composta por mulheres com idade entre 25 e 30 anos negras, e você utiliza um instrumento que foi confeccionado para mulheres com as mesmas características, a não ser pela idade que neste caso trabalha com uma margem de idade mais abrangente que vai de18 até 60 anos. Os dados, resultados encontrados, certamente terão validade, porém seria mais interessante se você utilizasse o protocolo com idade mais restrita, neste caso específico.

O que você não deve fazer em hipótese alguma é utilizar um instrumento/protocolo que não foi validado para a população em questão.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aumento de biceps


ESPECIALIDADE: Musculação
Pergunta enviada em 06/07/2010 14:35 por Andre
TÍTULO: Aumento de biceps
Boa tarde a todos
Estou treinando um ano e meio e faz mais ou menos seis meses que nao consigo mais ganhar biceps.
Quando comecei a malhar eu tinha 30 cms de biceps e hj estou com 36.
Treino biceps duas vezes durante a semana, sendo 2 exercicios para os biceps.
Ja vi que o musculo cresce e depois acaba estabilizando, o que faz com que tenha grande dificuldade de voltar a crescer.
Ja mudei o treino e mesmo assim ele "empacou" nos 36 cms.
O que fazer para ele voltar a crescer, gostaria de chegar ao menos em 40 cms.
Faço a series com a barra W e o martelo.
Boa Tarde André! Devemos sempre analisar um treinamento com muita prudência, ou seja, temos que levar em conta vários fatores que são intervenientes no treinamento.
As variáveis de treinamento são divididas em volume e intensidade exemplo: número de séries, repetições, grupos musculares volume, carga/peso levantado, velocidade de execução dos movimentos, intervalo recuperativo entre séries intensidade. Além destas variáveis outros fatores são de extrema importância como, por exemplo: alimentação, genética, descanso e atividades laborais.

Em relação ao seu treinamento são poucos os dados, mas, pode estar existindo até mesmo um volume demasiado, em seu caso 01 treinamento por semana pode ser a melhor escolha, não sei se você utiliza suplementação e nem como é a sua rotina alimentar e laboral.

Sugestão: converse com seu professor e procure um (a) profissional de nutrição para adequar sua dieta.

Abraço!

domingo, 4 de julho de 2010

VARIZES E EXERCÍCIO FÍSICO

Segundo Olivatto a panturrilha é a musculatura posterior da perna, formada basicamente por dois músculos: o gastrocnêmio e o sóleo. Essa musculatura é muito importante para a realização de atividades rotineiras e físicas, por isso, a saúde dessa região no que diz respeito a sua vascularização deve ter uma grande importância para a manutenção de todas as funções relacionadas ao deslocamento do indivíduo.

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento de varizes: sexo feminino, idosos com histórico familiar, estilo de vida sedentário, obesidade, ocupação (muitas horas em posição ortostática - vertical), tabagismo, presença de veias varicosas.
o presidente da regional fluminense da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ), Ivanésio Merlo explica que a panturrilha fortalecida facilita o retorno do sangue para o coração.
As mulheres são as principais vítimas por causa dos hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Para se ter uma idéia em números, a doença atinge uma em cada cinco e um em cada quinze homens. “Um fato que merece atenção é o número crescente de jovens com varizes, que se deve ao uso cada vez mais cedo de anticoncepcionais. Por isso, àqueles à base do hormônio estrogênio devem ser evitados”, orienta Ivanésio Merlo.
MITOS:Já o uso de salto alto, depilação com cera quente, musculação e cruzar as pernas estão entre os principais mitos. Não há ação comprovada, explica o presidente da regional fluminense da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

É imprescindível o diagnóstico correto através de um profissional da medicina para compartilhar informações na elaboração de um programa adequado de atividades físicas, orientado pelo professor de Educação Física.