quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Melhor maneira de emagrecer

Pergunta: Gostaria de saber qual é o melhor exercício para acelerar o processo de emagrecimento. Tenho 34 anos, 116 quilos, 1,76 de altura e quero perder peso. Não tenho muito tempo disponível e meu trabalho é basicamente atendimento ao público, então permaneço sentado ao computador e telefone durante pelo menos sete horas por dia. Agradeço desde já a colaboração...

Resposta: O processo de emagrecimento é multifatorial, ou seja, vários fatores estão envolvidos nesta questão. De uma forma geral, para emagrecer necessitamos gastar mais calorias que o total ingerido, o famoso balanço Calórico Negativo. Esta muito bem definido que a Atividade Física tem um papel secundário e a alimentação é primária neste contesto.

Gastar 500/600Kcal com exercícios físicos não é uma tarefa fácil, principalmente para pessoas sedentárias e/ou com excesso de peso. Ao contrario ingerir 500/600/1000Kcal é muito fácil e prazeroso.

Sugiro que você procure uma boa academia, verifique a formação do profissional que irá atender você, comece com pequenas alterações na sua rotina alimentar, exemplo:

Faça pequenas refeições a cada 3 horas, não esquecendo o café da manhã, diminua o consumo de açúcar simples, frituras, molhos, refrigerantes, ingira bastante líquido, reduza o consumo de carne vermelha, acrescente alimentos integrais como arroz, massa pelo menos duas vezes na semana.

Procure fazer algumas atividades fora da academia, exemplo:

Lavar o carro, passear com o cachorro, descer um andar abaixo do seu no escritório e em casa se for o caso e subir um lance de escadas a pé, esquecer o controle remoto da TV e mudar os canais manualmente.

Comece a pratica de exercícios sempre de forma suave, exemplo de caminhada: duas vezes por semana 20 a 30 minutos nas primeiras duas semanas, até chegar a uma média de 5 vezes por semana e acrescente 5 minutos a cada nova semana totalizando 45/50 minutos.

A musculação é uma ótima aliada neste processo, em relação à caminhada, quando você estiver bem condicionado, comece com trabalhos intervalados e depois corridas contínuas. Quanto maior a intensidade/velocidade no caso da caminhada maior o gasto calórico, e é isto que importa e não o substrato energético, ou seja, trabalhar dentro da suposta zona lipolítica, não faz sentido.

Sugiro também que procure um endocrinologista para verificar alguma alteração hormonal, se estiver tudo certo, não faça uso de medicamentos, procure um Profissional de Educação Física e siga as orientações acima.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

NÃO ELEJA DEPUTADO TARJA PRETA, que votou no ATO MÉDICO.

Chegou a hora da vingança democrática.


Participe da campanha: NÃO ELEJA DEPUTADO TARJA PRETA, que votou no ATO MÉDICO.

Peça os seus alunos, professores, pacientes e amigos para acessar o site http://www.atomediconao.com.br/ti/deptotarjapreta.asp e pedir voto contra os deputados que votaram no projeto de lei do ato médico.


Precisamos dar uma resposta contundente agora para que depois das eleições, os SENADORES NÃO APROVEM O PROJETO DE LEI DO ATO MÉDICO.

ACESSE O SITE, CLICK NO SEU ESTADO, E VEJA QUEM FOI A FAVOR DO RETROCESSO NA SAÚDE.

http://www.atomediconao.com.br/ti/deptotarjapreta.asp


http://www.atomediconao.com.br/