domingo, 19 de setembro de 2010

ADIPÔMETRO

ESPECIALIDADE: Avaliação Física

Pergunta enviada em 16/09/2010 23:48 por auusto cesar bueno

PERGUNTA:Olá, gostaria de saber qual a diferença de adipometro clinico e cientifico. e se o clinico é confiavel. como posso fazer a leitura dos dois, é o mesmo procedimento. vcs sabem de algum curso que eu possa fazer para melhorar meus conhecimentos. qual o melhor marca sanny ou cescorf ? o melhor é o clinico ou cientifíco. tenho pouca pratica no manuseo do aparelho. devo comprar qual? desde já agradeço.

um abraço e sucesso a todos.

augusto cesar.

RESPOSTA:Augusto tudo depende dos seus objetivos. Os dois modelos são confiáveis, o científico é utilizado para pesquisas, pois possui maior confiabilidade, porém o clínico pode ser utilizado sem problema algum, em especial se o seu objetivo for analisar seus clientes sem valor científico. O clinico é mais fácil o manuseio/leitura. Os cuidados são os mesmos como, por exemplo: ponto anatômico, pinçamento e destaque da dobra e tempo para leitura da mesma.

Em relação ao tipo/marca do aparelho, os dois que você citou são ótimos.

No site da Sanny você tem a possibilidade de simular um treinamento virtual, é só entrar na opção serviço.

Segue alguns dados.

A partir do século XIX iniciou o interesse pelas medidas dos componentes do corpo humano, este interesse se intensificou no final do século XX pela associação existente no excesso de gordura corporal e a prevalência no desenvolvimento de diversas doenças como: cardiopatias, hipertensão, diabetes tipo II, osteoartrite, pulmonar obstrutiva e alguns tipos de câncer (Heyward & Stolarczyl, 2000).

Até o início do século XX a análise da composição corporal ainda era feita através da dissecação de cadáveres (in vitro), considerada até hoje a única maneira direta para medir os principais componentes do corpo humano. Nos últimos anos vários métodos foram desenvolvidos e aperfeiçoados com o objetivo de medir e estratificar os componentes da massa corporal. Estes métodos são divididos em diretos, indiretos e duplamente indiretos.

A Avaliação por meio do Adipômetro está inserido nas técnicas duplamente indiretas que possuem algumas vantagens em relação aos outros métodos, são menos rigorosas, têm uma melhor aplicação prática e um menor custo financeiro, podendo ser aplicadas em grande escala em ambiente de campo e clínico.

O método de DOBRAS CUTÂNEAS (DOC)

Tem sido muito utilizado para estimar o %GC (Percentual de Gordura Corporal) em situações de campo e clínica, devido a sua fácil utilização e custo relativamente baixo quando comparado às outras técnicas. É importante ressaltarmos que este método pode apresentar diferenças de até 3% no %GC estimado ou até 12 mm para um único ponto quando não respeitadas às padronizações/protocolos de medidas ou pela falta de experiência do avaliador.

Porém quando os avaliadores são experientes e respeitam as padronizações o erro cai para menos de 1% para valores do %GC (Pollock & Jackson, 1984 e Pollock et al., 1986 cit. Pollock & Wilmore, 1993).

Segundo ACSM’S (2000) a composição corporal pelo método de DOC quando correlacionado com a PESAGEM HIDROSTÁTICA (PH) procedimento este conhecido como MÉTODO OURO e utilizado cientificamente para validar outros métodos existentes, a utilização das dobras cutâneas obteve um r= 0,70 a 0,90.

As primeiras equações para análise da composição corporal através de medidas antropométricas foram divulgadas por Brozek e Keys em 1951 cit. Pollock & Wilmore (1993). Hoje, existem inúmeras equações específicas e generalizadas para predizer a gordura corporal pelo método de DOC. Dentre elas destacam se as equações generalizadas de Jackson & Pollock (1978 e 1980) as quais foram validadas para homens com idade entre 18 e 61 anos e para mulheres entre 18 e 55 anos. As equações de Siri (1956) e Brozek (1963) cit. Pollock & Wilmore (1993) são geralmente utilizadas para converter a DOC em % GC. No Brasil alguns estudiosos como Guedes (1985) e Petroski (1995), desenvolveram e validaram equações para estimativa da composição corporal através do método de DOC.



DEFINIÇÃO MUSCULAR

Pergunta enviada em 17/09/2010 21:02 por andre luis de moraes guedes

PERGUNTA: boa noite! Gostaria de saber quantas series e repetições de peito bicipes tricipes costa pernas para eu obter uma definição ja tenho uma boa massa magra e gostaria defini-la. Mas nao sei quantas series devo fazer de cada exercicio.

RESPOSTA: O que podemos considerar como definição para quem treina hipertrofia?

Podemos presumir que definição seja: reduzir o percentual de gordura, preservando ao máximo a massa muscular magra adquirida.

Não existe como aumentarmos o volume muscular, sem adição de massa gorda, assim como a redução de tecido adiposo, será sempre acompanhada de alguma diminuição de tecido muscular.

Tendo isso como ponto facultativo, chegamos à conclusão que para ganho de volume é necessário balanço calórico positivo, e redução o inverso.

Sendo assim André, você terá que gastar mais calorias que o total ingerido, isto ao longo de alguns dias. Como chegar a este objetivo? Controlando sua alimentação, diminuindo consumo de frituras, doces, refrigerantes, excesso de sal e maximizando o gasto calórico com a atividade física.

Na musculação algumas pessoas ainda teimam com a prescrição de “RML” como a melhor forma para promover gasto calórico, o que vejo como um grande equívoco, em especial quando a prescrição é para um cliente avançado, que possui histórico com treinamento com pesos com cargas elevadas.

Vamos supor duas situações distintas:

PRIMEIRO: Supino Horizontal 4 séries com 12 repetições, velocidade de cada repetição 4 segundos, peso 80Kg. (procurando chegar na falha concêntrica)

SEGUNDO: Supino Horizontal 4 séries com 40 repetições, velocidade de cada repetição 4 segundos, peso qual seria neste caso?. (procurando chegar na falha concêntrica)

No primeiro exemplo 1 série de 12 repetições com 4 segundos por repetição é = A manter a contração por 48 segundos com 80 Kg.

No segundo exemplo realizar 40 repetições com 4 segundos é manter uma contração por 160 segundos, e o peso qual seria para esta proeza?

Para quem realmente treina com o objetivo de hipertrofia muscular, sabe que a segunda situação é ilusória.

André converse com seu professor, sem dúvida ele é a pessoa que melhor conhece você, sabe da sua realidade, sua rotina alimentar, seu histórico de treinamento, atividade laboral, periodização de treinamento, e portanto, saberá onde e como agir.