sábado, 11 de dezembro de 2010

TREINAMENTO UNILATERA X BILATERAL

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TIPOS DE TREINAMENTO?

RESPOSTA:
A execução dos exercicios resistidos (ER) pode
ser realizada de fornia bilateral ou unilateral. Assim, a carga da ação H
bilateral é menor que a soma das cargas desenvolvidas por cada
membro, e "essa diferença é chamada de déficit bilateral (SIMÃO, 2003).

Déficit de Força BilateralL (DBL ) refere-se a uma diminuição da força muscular máxima, exercida
bilateralmente, quando comparada à soma da força muscular máxima, desempenhadas unilateralmente, ou seja, a soma das ações máximas unilaterais suplanta a ação máxima bilateral (Asmussen e Heelboll-Nielsen, 1961;Howard e Enoka, 1991; Oda e Moritane, 1995; Owings e Grabiner, 1998; Owings e Grabiner, 1998; Khodiguian ET al., 2003; Kuruganti et al., 2005).

Geralmente, quando tal fenômeno biológico é encontrado, alcança elevados percentuais, variando entre 3 a 25% da força total (Owings e Grabiner, 1998; Vandervoort et al., 1984).

É importante destacarmos que nem sempre este déficit é encontrado, e alguns fatores interferem nesta questão, como por exemplo, a treinabilidade do indivíduo.

De qualquer maneira, a busca pela identificação do mecanismo, ou ainda, mecanismos responsáveis pela ocorrência do DBL, tem fomentado uma variedade de hipóteses, nas quais se incluem as noções de que esse fenômeno seria causado por falta de treinamento (Howarde Enoka, 1991), por interferência entre os hemisférios cerebrais (Oda e Moritane, 1995; Li et al., 2001; Li et al., 2001; Taniguchi et al., 2001) e por seletiva inibição de unidades motoras (Serche, 1975;Vandervoort et al., 1984; Vandervoort et al., 1987; Owings e Grabiner, 1998; Owingse Grabiner, 1998). Contudo, a última possibilidade citada não tem recebido muita atenção, embora, quando investigada, surjam relatos contraditórios que, de certa forma, associam o DBL a uma restrição de unidades motoras do tipo 1 (UMsT1) ou unidades motoras do tipo 2(UMsT2).

A compreensão acurada sobre o mecanismo subjacente motivador do fenômeno do DBL é de
imprescindível importância para qualquer indivíduo que esteja envolvido com atividades relacionadas à reabilitação, bem como com a preparação física no treinamento esportivo.

Por exemplo: para atividades esportivas unilaterais a última hipótese levantada sobre a restrição de unidades motoras é crucial para a determinação do tipo de treinamento a ser realizado.

Segundo Howard e Enoka (1991) as contrações bilaterais de músculos, causada pelo fenômeno do DBL, diferentemente da ação de apenas um membro, provocaram uma redução da ativação das unidades motoras de ambos os membros, associada com o tipo de atividade esportiva. Este déficit de força, embora pequeno, era de total significância para diferentes
atividades. Exemplo: A ação do DBL, para alguns esportes, possui uma repercussão significativamente importante, pois a utilização de um só membro, como é o caso do tênis, do beisebol (arremessador) e do dardo olímpico, tende a maximizar a performance nesses esportes. Trocando isto em “miúdos” Para atividades esportivas unilaterais o treinamento unilateral como o exercício rosca alternada, tendem a promover um maior ganho de força, pois promove maior recrutamento de unidades motoras, ou seja, mais fibras musculares são utilizadas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Prescrição de Treinamento

 Pergunta Enviada Por: Lucas Bugini

Estou começando com um trabalho de personal, cujo o objetivo da minha aluna é emagrecimento. Vou trabalhar corrida junto com caminhada, gostaria que me passassem um protocolo aonde eu consiga avaliar o grau de condicionamento dessa minha aluna, e qual trabalho posso passar para que ela consiga atingir esse objetivo. Desde já agradeço a todos.


RESPOSTA:


Segue uma Lista elaborada pelo Prof. Fausto Arantes Porto. Quanto ao trabalho a ser elaborado vai depender dos resultados obtidos na avaliação.


Título: Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte - Roitman, Jeffrey L. (editor)
Editora: Guanabara Koogan - 2002
Assunto: Avaliação da saúde, estratificação de risco, avaliação pré-teste, testes de aptidão física, avaliação clínica em esforço e critérios para prescrição de exercícios.






Título: Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição - Sexta Edição
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte
Editora: Guanabara Koogan - 2002
Assunto: Avaliação da saúde, estratificação de risco, avaliação pré-teste, testes de aptidão física, avaliação clínica em esforço e critérios para prescrição de exercícios.






Título: Manual do ACSM para Teste de Esforço e Prescrição de Exercício - Quinta Edição
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte
Editora: Revinter - 2000
Assunto: Avaliação da saúde, estratificação de risco, avaliação pré-teste, testes de aptidão física, avaliação clínica em esforço e critérios para prescrição de exercícios.

Título: Manual para Teste de Esforço e Prescrição de Exercício - Quarta Edição
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte
Editora: Revinter - 1996
Assunto: Avaliação da saúde, avaliação de risco e segurança do exercício, fisiologia clínica do exercício, testes de aptidão física, indicações clínicas e utilizações do teste de esforço, fundamentos da prescrição de exercícios, prescrição de exercícios para pacientes cardiopatas, prescrição de exercícios para populações especiais, métodos para alterar os hábitos de saúde, administração de um programa, profissionais envolvidos no programa, pré-requisitos teóricos e práticos para a obtenção dos diplomas do ACMS, objetivos gerais e objetivos específicos de aprendizado para a obtenção dos certificados relacionados a programas de exercícios.

Título: Prova de Esforço e Prescrição de Exercícios
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte
Editora: Revinter - 1994
Assunto: Anatomia aplicada, fisiologia do exercício, fisiopatologia, avaliação da saúde e teste de esforço, programação do exercício, segurança, traumatismo e procedimentos de emergência, desenvolvimento e envelhecimento humanos, psicologia do comportamento humano e referências administrativas.

Título: Guia para Teste de esforço e prescrição de exercício
Autor: ACMS - Colégio Americano de Medicina do Esporte
Editora: MEDSI - 1987
Assunto: Guia para avaliação do estado de saúde anterior ao teste de exercício e prescrição, diretrizes para administração do teste de esforço, fundamentos da prescrição de exercícios, prescrição de exercícios para pacientes cardíacos, prescrição de exercícios para grupos de pessoas especiais, mudança de comportamento na adesão ao exercício, fumo, dieta, composição corporal e o stress, administração de programas, o papel dos médicos nos programas de exercícios, o certificado pessoal para o programa de exercício preventivo e de reabilitação.

Título:Prova de Esforço e Prescrição de Exercícios para casos específicos
Autor:James S. Skinner
Editora:REVINTER
Assunto: Princípios Gerais da Prova de Esforço e da prescrição de exercícios, diferenças entre homens mulheres, crianças na avaliação e prescrição e a importância da idade e a influência dos fatores ambientais, e a relação com os casos específicos ligados a artrite reumatóide, diabetes, dislipoproteinemia, obesidade, distúrbios respiratórios obstrutivos crônicos, fibrose císitca, coronariopatias, hipertensão, crianças com cardiopatia, cardiopatias valvulares e congênitas nos adultos, baixa capacidade funcional e gravidez.

Título: Avaliação Aeróbia - determinação indireta da resposta do lactato sangüíneo
Autor: Benedito Sérgio Denadai
Editora: Motrix - 2000
Assunto:Avaliação aeróbia, limiar ventilatório, limiar de conconi e percentual da freqüência cardíaca máxima, limiar glicêmico, potência e velocidade critítica, regressão linear e limiar de fadiga eletromiográfica.

Título:Limiar Anaeróbio (Apostila)
Autor: Prof. Alex Oliveira Silva
Editora: Cefise - Centro de Estudos da Fisiologia do Esporte
Assunto:Conceitos, instrumentos, procedimentos, pesquisas e coletânea de artigos sobre limar anaeróbio.

Título:Índices Fisiológicos de Avaliação Aeróbia - Conceitos e Aplicações
Autor:Benedito Sérgio Denadai
Assunto:Consumo máximo de oxigênio:fatores determinantes e limitantes, respostas do lactato sangüíneo ao exercício físico, índices fisiológicos determinantes do desempenho aeróbios

Avaliação Física - Análise de diversas Aptidões Físicas

Título: Manual de Cineantropometria
Autor: Fernando Pompeu
Editora: Sprint
Assunto: Conceitos e definições empregados e os cuidados administrativos para condução de testes. A seguir desenvolve uma análise sobre medidas lineares verticais e perpendiculares, perímetros e circunferências, medidas de massa e técnicas de interferências da composição corporal. No capítulo 2, escreve sobre somatótipo. No capítulo 3 e 4, desenvolve o tema Avaliação Postural, Maturação e Crescimento. No capítulo 5, escreve sobre teste ergonometricos, ergoespirometria, principais testes ergométricos em cicloergometria, esteira rolante, campo e banco. Ainda no capítulo 5, conclui e faz considerações metodológicas sobre limiar anaeróbio, métodos e principais variáveis metodológica, encerrando a obra,com testes de aptidão física e questionamentos para estratificação do risco cardiovascular e da atividade física habitual.


Título: Esporte e Exercício - Avaliação e Prescrição
Autora: Maria Augusta P. Dal`Molin Kiss
Editora: ROCA
Assunto: Índice Avaliação de Treinamento Esportivo; Critérios de Seleção de Testes; Utilização de Escores Padronizados e Escalonados na Avaliação em Esporte e na Detecção de Talentos Esportivos; Bases Biológicas de Testes Funcionais; CINEANTROPOMETRIA MORFOLÓGICA; Proporcionalidade e Somatotipo; Composição CorporaL; CINEANTROPOMETRIA FUNCIONAL; Variável Aeróbia; Potência e Capacidade Anaeróbias; Avaliácão da Força Motora; Flexibilidade; ASPECTOS CLÍNICOS; Aspectos da Avaliação Cardiológica; ASPECTOS PSICOSSOCIOCULTURAIS; Esporte de Performance; Stress Esportivo Pré-competitivo; Especialidades em Crianças e Adolescentes; Aspectos Morfológicos do Crescimento; Aspectos Médicos e Funcionais; Testes de Campo em Jovens Atletas; Exercícios e Condições Especiais de Treinamento; Prescrição de Treinamento para Sedentários e Grupos Especiais; Avaliação em Esporte para portadores de Deficiência.


Título: Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes
Autor: Francisco Jose Gondim Pitanga
Editora: Phorte
Assunto: Conceitos e Definições,Critérios para Validação de Testes,Objetivos e Procedimentos para Avaliação da Aptidão Física, fatores de Risco,Métodos para Avaliação dos Níveis de prática da Atividade Física, Antropometria, Avaliação da Aptidão Física, Propostas para Avaliação de Aptidão Física em Escolas, Atletas de Performance e Programas de Condicionamento Físico individualizado.



Título: A Prática da Avaliação Física
Autor: José Fernandes Filho
Editora: SHAPE
Assunto: Avaliação antropométrico, avaliação da aptidão cardiorrespiratória, avaliação neuromuscular, avaliação da flexibilidade e critérios de autenticidade científica.




Título: Medida e Avaliação em Educação Física e Esportes de Barrow & McGee
Autor: Kathleen Trischler
Editora: Manole
Assunto: Incluindo descrições completas de testes e informações sobre os resultados,apresenta várias formas de testagem, obra para todas as pessoas de todas as idades, de crianças da pré-escola até adultos idosos.
Abrangendo assuntos como:
Avaliação da imagem corporal, avaliação nutricional, avaliação de lesões em atividades físicas, testes de conhecimento por escrito, avaliação de populações com necessidades especiais.






Título: Medida e Avaliação do Desempenho Humano
Autor: James R. Morrow; Allen W. Jackson; James G. Disch; Dale P. Mood
Editora: ArtMed
Assunto: Introdução a testes e medidas,Utilização da tecnologia em medida e avaliação,Estatística descritiva e distribuição normalCorrelação e regressãoEstatística inferencialMedida de norma de referência, Medida de critério de referência, Classificação: uma avaliação somativa, Avaliação alternativaA medida dos objetivos cognitivos por meio de testes escritosAvaliação da atividade física e da aptidão física em adultosAvaliação da atividade física e da aptidão física em jovensAvaliação das habilidades esportivas e motorasMedidas psicológicas no esporte e no exercício






Título: Avaliação Funcional
Autor: Carlos Eduardo
Editora: Sprint
Assunto: Benefícios da Atividade Física para saúde, Avaliação Funcional, Avaliação de Composição Corporal, Aptidão Muscular, Avaliação de Força e de Resistência Muscular, Avaliação Cardiorespiratória, Dobras Cutâneas, Metodologia de Avaliação da Flexibilidade, Interpretação de teste ergonométrico, Bioimpedância.

Título: Avaliação & Prescrição de Atividade Física - Guia Prático
Autor: João Bouzas Marins e Ronaldo S. Giannichi
Editora: SHAPE
Assunto: Conceitos, antropometria, medidas motoras e físicas, avaliação do componente cardiorrespiratório, prescrição de exercícios, bateria de testes e noções básicas de estatística.

Título: Avaliação Física - Guia Prático - Edição Especial
Autor: Fundação de Pesquisas Vida Plus
Assunto: Conceitos, como montar laboratório de avaliação física, como definir uma bateria de testes, avaliação antropometrica, somatotipia, composição corporal, avaliação postural, avaliação espirometrica, flexibilidade, potência aerobia, potência anaeróbia, resistência muscular localizada, agilidade, força e procedimentos e rotinas administrativas.

Título:Avaliação Médica e Física - para Atletas e Praticantes de Atividades Físicas
Autor:Bruno Molinari
Editora:ROCA
Assunto:Esporte e atividades físicas na atualidade, esporte e atividades físicas em clubes e academias, importância das avaliações médicas e físicas, implantanção de serviços, aspectos administrativos e legais, projetos e plantas, avaliação médica, anamnese, avaliação física, testes de avaliação física, testes de força muscular, testes de resistência muscular localizada, testes de flexibilidade, testes de exercícios submáximos, composição corporal, avaliação postural, testes médicos, primeiros socorros, teste de medida de consumo máximo de oxigênio.

Título:Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte
Autor:Paulo Eduardo Carnaval
Editora:Sprint
Assunto:Avaliação Antropométrica, avaliação Somatotipológica, avaliação postural, avaliação das valências físicas, baterias de testes de habilidade motora e avaliação ventilatória.

Título:Avaliação Física
Autor:Roberto Fernandes da Costa
Editora:Fitness Brasil - Collection
Assunto:Montagem do departamento de avaliação física, procedimentos para a realização da avaliação, avaliação de aspectos posturais, avaliação da composição corporal, avaliação de aspectos neuromusculares, avaliação de aspectos neuromusculares, avaliação de aspectos metabólicos e softwares para emissão de laudos.

Título:Testes em Ciência do Esporte
Autor:Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS
Editora:Gráficos Buriti
Assunto:Aspectos gerais, medidas antropométricas, medidas da potência anaeróbica, medidas da potência aeróbica, medidas da velocidade, medidas da agilidade, medidas da maturação biológica, estatísica, flexibilidade e anamnese geral.

Título:Manual para os testes Eurofit
Autor:Comissão de peritos sobre a pesquisa em matéria de desporto
Editora:Ministério da Educação - Direção-Geral dos Desportos - Lisboa - Portugal
Assunto:Recomendação n r(87) 9 Eurofit, com os fatores, resistência cardiorrespiratória, força estática, força explosiva, força funcional, força de tronco, velocidade-coordenação, velocidade dos membros, agilidade, eqüilibro, medidas antropométricas e dados de identificação.

Título:Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes
Autor:Francisco José Gondim Pitanga
Editora:Gráfica da Universidade Federal da Bahia
Assunto:Conceitos e definições, critérios para avaliação de testes de aptidão física, objetivos e procedimentos para avaliação da aptidão física, fatores de risco para doenças coronarianas,métodos para avaliação dos níveis de prática de atividade física, antropometria, avaliação da aptidão física e propostas de medida e avaliação em educação física.

Título:Fisiologia e Avaliação Funcional
Autores:Paulo de Tarso V. Farinatti & Walace David Monteiro
Editora:Sprint
Assunto:Concepções para a realização da Avaliação Funcional, conceito de e avaliação, aptidão física e seus componentes, critérios de autenticidade cientifica, seleção e apuração de testes, estrutura sistêmica da avaliação funcional, composição da avaliação funcional, anamnese, avaliação cineatropométrica, avaliação da flexibilidade, avaliação da força e resistência muscular, avaliação da aptidão cardiorespiratória.

Título:Manual de Avaliação Física
Autor:José Fernandes Filho
Editora:Editora Vermelhinho
Assunto:recomendações para avaliação, como avaliar, peso, altura, circunferências, diâmetros, composição corporal, teste abdominal, flexão de braços, teste de salto vertical, teste de dinamômetro manual, teste de flexibilidade, teste de wingate, ergometria, tipos de prova de esforço, protocolos de Astrand, Fox e Balke, Nowaki, Bruce, Ellestad, Balke e prescrição de treinamento e conclusões.

Título:Avaliação em Educação Física - Aspectos Biológicos e Educacionais
Autor:Maria Augusta Peduti Dal"molin Kiss
Editora:Editora Manole Ltda
Assunto:Conceitos, tipos de avaliação, critérios de seleção de testes e provas, metabolismo energético e treinamento, respostas cardiovaculares, aplicações praticas, avaliação da endurace e resistência, disposição de baterias de testes físicos,baterias para crianças e adolescentes, baterias AAHPER, CAHPER, ICSPFT.

Título:Medidas e Avaliação em Educação Física
Autor:Donald K. Mathews
Editora:Interamericana
Assunto:Introdução a medição e avaliação, seleção do teste, análise escores de um teste, medição da força, teste de aptidão motora, aptidão motora geral, testes para habilidades desportivas, testes cardiovasculares, medição da nutrição e somatótipo, avaliação do mecanismo do corpo, avaliação do desenvolvimento social.

Título:Aptidão Física e Desempenho Atlético
Autor:Watson
Editora:Guanabara Koogan - 1986
Assunto:Fatores do desempenho físico, fatores de aptidão física, características do treinamento, aquecimento, tipos de unidade motora, métodos de treinamento e avaliação dos níveis de aptidão.

Título: Avaliação Biométrica em Educação Física
Autor: MEC - Ministério da Educação e Cultura - Prof. Romeu Rodrigues de Souza
Editora: MEC
Assunto:Generalidades sobre medição e avaliação, ficha biométrica, seleção de medidas, noções de estatísticas, avaliação das dimensões e proporções do corpo, avaliação do estado nutritivo, medida da capacidade vital, avaliação do crescimento, biotipologia, diferenciação sexual e a importância da avaliação Biotipológica em Educação Física.

Título: Physical Test - Sistema de Avaliação Física - Manual de utilização
Autor: Terrazul informática ltda
Assunto: Anamnese, risco coronariano, medidas antropométricas, índice de relação cintura-quadril, composição corporal, avaliação cardiorespiratória, avaliação neuromotora, avaliação postural.

Composição Corporal

Título:Antropometria - Técnicas e Padronizações
Autor:Edio Luiz Petroski (organizador)
Editora:Gráfica Editora - Pallotti
Assunto:História da Antropometria, alturas e comprimetria, dobras cutâneas, perímetros, diâmetros ósseos e equações antropométricas: subsídios para uso no estudo da composição corporal.

Título:Avaliação da Composição ao Corporal Aplicada
Autor:Vivian H. Heyward & Lisa M. Stolarczyk
Editora:Manole
Assunto:Metodologia da composição corporal, fundamentos da composição corporal, método de dobras cutâneas, métodos de impedância bioelétrica, métodos de interactância de infravermelho, métodos de composição corporal e equações para populações específicas (crianças, idosos, grupos étnicos diferentes, patologias, atletas) coletânea de equações.

Título:Composição Corporal - Teoria e Prática da Avaliação
Autor:Roberto Fernandes da Costa
Editora:Manole - Coleção Fitness Brasil
Assunto:Composição corporal, aptidão e saúde, técnicas de avaliação da composição corporal,recursos da informática aplicados da composição, equações de predição de densidade e gordura corporal.

Título:Controle do Peso Corporal - Composição corporal atividade física e nutrição
Autor:Dartagnan Pinto Guedes & Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes
Editora:Shape - 2003
Assunto:Composição corporal, princípios, técnicas e aplicações, estrutura dos programas de controle do peso corporal, aspectos associados à orientação dietética, aspectos associados à prática da atividade física, controle do peso corporal em populações jovens, estimativas do consumo energético e das proporções de nutrientes, estimativas da demanda energética, estimativas dos parâmetros de composição corporal, sistemas computacionais utilizados nos programas de controle de peso corporal.


Título:Controle do Peso Corporal - Composição corporal atividade física e nutrição
Autor:Dartagnan Pinto Guedes & Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes
Editora:Editora Midiograf
Assunto:Composição corporal, princípios, técnicas e aplicações, estrutura dos programas de controle do peso corporal, aspectos associados à orientação dietética, aspectos associados à prática da atividade física, controle do peso corporal em populações jovens, estimativas do consumo energético e das proporções de nutrientes, estimativas da demanda energética, estimativas dos parâmetros de composição corporal, sistemas computacionais utilizados nos programas de controle de peso corporal.

Título:Crescimento Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes
Autor:Dartagnan Pinto Guedes & Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes
Editora:Balieiro
Assunto:Importância de estudos sobre crescimento , composição corporal e o desempenho motor em crianças e adolescentes, implicações do crescimento e do desenvolvimento de crianças e adolescentes, crescimento e desenvolvimento dos tecidos e dos sistemas orgânicas, recursos utilizados no estudo do crescimento e da composição corporal, recursos utilizados no estudo do desempenho motor, influência da maturação biológica, influência dos aspectos genéticos e do meio ambiente, associação entre prática da atividade física e aspectos morfológicos e funcionais, estudos populacionais envolvendo variáveis de crescimento, composição corporal e desempenho motor, aspectos metodológicos, curvas de distância em relação à idade e ao sexo, proposição de indicadores referencias, comparações com outros estudos, atendimento dos critérios de saúde.

Título:Composição Corporal - princípios, técnicos e aplicações
Autor:Dartagnan Pinto Guedes
Editora:APEF - 1994
Assunto:Importância do estudo da composição corporal, técnicas empregadas no estudo da composição, técnica densiométrica, técnica de espessura do tecido subcutâneo, emprego de equações para a predição dos parâmetros da composição corporal.

Flexibilidade

Título:Avaliação da Flexibilidade - Manual de utilização do Flexímetro Sanny
Autor:Gizele de Assis Monteiro
Editora:Sanny
Assunto:Conceito da flexibilidade, como medir a flexibilidade, articulações e movimentos para serem avaliados, níveis de flexibilidade para saúde,relação com a idade, com desportos e exemplos de ficha de anamnese e ficha de avaliação.

Título:Manual de Goniometria - Medida do Movimento Articular
Autor:Cynthia C. Norkin e D. Joyce White
Editora:Artes Medicas
Assunto:Conceito básicos, procedimentos de avaliação da extremidades superiores, ombro, cotovelo e antebraço, punho e mão e extremidades inferiores como quadril, joelho, tornozelo e pé.

Título:Manual de Instruções - Fleximeter - Avaliando a Flexibilidade
Autor:Abdalla Achour Júnior - (Instituto Code de Pesquisa)
Editora:Editora Midiograf
Assunto:Porque avaliar a flexibilidade, como utilizar o fleximeter, tabelas de avaliação angulares de Leighton, padrões de avaliação, modelo de ficha de avaliação e sugestões de leitura.

Título:Manual de Goniometria
Autora:Amélia Pasqual Marques
Editora:Editora Manole
Assunto:Princípios do método, normas para medir os ângulos articulares dos membros superiores, inferiores e coluna vertebral.

Populações Especiais

Título:Teste de Aptidão Física para Jovens com Necessidades Especiais - Manual Brockport de Testes
Autor:Joseph P. Winnick & Francis X. Short
Editora:Manole
Assunto:Construção do teste, populações-alvo, conceitos, utilização dos testes de Brockport de aptidão física, perfis, roteiros para seleção de testes e padrões, aplicação dos testes e seus itens, testando crianças com deficiências severas, tabelas de índices de massa corporal, como construir e adquirir materiais para testes especiais.

Título: Avaliação do Idoso - Física & Funcional
Autora: Sandra Marcela Mahecha Matsudo
Editora: Editora Midiograf - 2000
Assunto: Aspectos gerais da avaliação, critérios da avaliação do idoso, avaliação da aptidão física, avaliação da capacidade funcional, avaliação psico-social, avaliação do consumo alimentar e avaliação do nível de atividade física.

Meio de Multimidia

Fita de Vídeo: Antropometria - Medidas e Avaliação no Esporte
Autor: João Carlos Bouzas Marins
Produtora: Canal 4 Video Comunicação



Cd-ron: Testes em Ciências do Esporte
Autor: Celafiscs - Victor K. R. Matsudo
Produtora: FGA multimidia