quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Número de séries e repetições para panturrilha

Sabe-se que o Tríceps sural é uma região difícil de hipertrofiar, sendo comum vermos nos programas de treino para panturrilhas execução de 3x15 quase como uma receita te bolo, tanto para resistência quanto para hipertrofia.

Gostaria de saber se com o objetivo de hipertrofia o mais correto seria trabalhar na zona entre 6 a 12 RMs, ou seria mais recomendado fazer de 13 a 20RMs?

RESPOSTA:

A panturrilha possui maior número de fibras do tipo I, contração lenta. Estas fibras são exigidas em esforços com menor intensidade e nos trabalhos normais do dia a dia. Na musculação isto acontece com repetições mais altas, aproximadamente 20/30 e com menos intensidade, ou seja, peso.

Devemos ressaltar algumas questões. As fibras do tipo I hipertrofiam menos. Este fato pode ser constatado em indivíduos que praticam atividades com predominância de exigência destas fibras, como é o caso de corredores de longa distância, e indivíduos que possuem biótipo com predomínio destas fibras.

Neste contesto devemos salientar a importância de um treinamento misto, ou seja, trabalhos com volume e intensidade que contemple tanto fibras do tipo I como do tipo II, para maximizarmos os resultados, neste caso a hipertrofia muscular.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ATO MÉDICO: VAMOS AGIR RÁPIDO

PROJETO DE LEI PODE SER VOTADO AINDA ESTE ANO

Lideranças médicas estão se articulando no Senado solicitando que o Projeto de lei do Ato Médico
(PL 268/2002 e PL 7703/2006) entre em votação ainda nesta legislatura, em regime de urgência.
Hoje o projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e deveria ainda passar pela Comissão de Assuntos Sociais. No entanto, se for aprovado o regime de urgência, o projeto deixa de passar por essas Comissões e vai direto para votação no plenário do Senado, sem debate e consenso entre os profissionais da saúde.
O Projeto de lei do Ato Médico tira a autonomia de milhares de profissionais da saúde e torna crime a prática de vários atos que estamos exercendo há muito tempo, retirando também a liberdade do usuário de escolha do tratamento.
Faça a sua parte!
Exerça sua cidadania enviando urgentemente email aos Senadores, solicitando que eles votem NÃO ao Projeto de lei do Ato Médico.
Sistema Coffito / Crefitos

Veja nesse link como enviar.