sexta-feira, 18 de março de 2011

FLACIDEZ

oi Júnior, meu nome é Vivian. (Boston  EUA)estou treinando a um ano musculação leve só para manter o peso, meu peso é 62kg e e meso 1.74 de altura. o problema eh que gosto de um aeróbico tbm... então acabo trocando alguns treinos pela corrida ou por spinning.
Jínior, engordei demais nas minhas duas gestações, quase 30kg em cada uma! então tenho mta pele!!!
agora resolvi fazer uma dieta direito, comendo de 3 em 3 hs e fazendo aparelho com peso.
Aí vai a dúvida... não entendo nada de musculação, e tbm sou fraca, não tenho força pa treinar com mto peso. quero saber se só o treino nos aparelhos já adianta auguma coisa ( vou ganhar massa?) e se fizer a dieta junto vou engordar?

mto obrigada e que trabalho maravilhoso vc faz!!!! parabéns!!!
Vivian

RESPOSTA: Vivian obrigado pelo carinho e pelo contato.

Você está no caminho certo no que tange a alimentação e prática de atividade física.

Quanto à questão de treinar pesado, esta é relativo, já que o pesado para uma pessoa pode não ser para outra. O aumento de massa muscular acontece pela correlação positiva entre alimentação e treinamento com pesos, ou seja, musculação.

Para que ocorra este aumento no volume muscular e consequentemente a diminuição da flacidez, é preciso praticar musculação pelo menos 3 vezes por semana e alimentação balanceada no que se refere aos macro nutrientes: carboidrato, proteínas e gorduras e também com os micro nutrientes: minerais e vitaminas. A alimentação deve sempre que possível ser prescrita por um (a) profissional de nutrição, e como você realiza exercícios físicos é de suma importância que este profissional tenha formação na área esportiva. Já o treinamento deve ser elaborado por um (a) profissional de Educação Física.

É importante que você continue com a musculação para ajudar a combater o “excesso” de pele, porém a musculação só funciona se levada a sério realmente, ou seja, é preciso seguir corretamente o programa de treinamento que deve conter: velocidade de execução dos exercícios, amplitude articular dos movimentos, ordem dos exercícios, intervalo recuperativo entre as séries e exercícios, número de repetições e séries e sempre que você conseguir realizar todas as séries e repetições de cada exercício o peso deve ser aumentado. O procedimento de aumentar os pesos é importante para obrigar o organismo a um novo processo de adaptação. Em relação ao trabalho aeróbio, é interessante sempre que possível quando o objetivo for de aumento de volume muscular, que este trabalho seja realizado em período ou dias diferente do treinamento de musculação, para evitar o processo de treinamento concorrente, (maiores detalhes podem ser obtidos no blog). O ganho de massa muscular é acompanhado sempre de um certo volume de gordura, mas isto não deve ser fator de preocupação, pois este ganho é ou deve ser sempre menor que a aquisição de “músculos”. Não conheço um grau de sua flacidez, por isso não sei até que ponto a musculação vai contribuir. Converse com seu professor, esclareça todas as suas dúvidas, se a flacidez for muito grande, consulte um cirurgião plástico, na verdade mais de um.

Espero ter ajudado no esclarecimento de suas dúvidas. Fique a vontade para perguntar.
Sucesso na conquista de seus objetivos.