quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pausa Entre As Séries Na Musculação – Você Sabe O Objetivo??

SE O SEU OBJETIVO É REDUÇÃO DE PESO, MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E HIPERTROFIA, RESPEITE O INTERVALO PRESCRITO PELO SEU PROFESSOR.


A Pausa/Descanso Entre As Séries Na Musculação Também Conhecida Como Intervalo Recuperativo Possui Um Propósito Fisiológico, E Está Intimamente  Associado Com Os Seus Objetivos.

O Intervalo Recuperativo É Uma Variável Qualitativa E Regula Parte Da Intensidade Do Treinamento.

Fisiologicamente A Função É Restabelecer Alguns Mecanismos, Em Especial A Restauração De ATP-CP E Os Estoques De Glicogênio Muscular  (Jentjens E Jeukendrup, 2003).

Experimentos Indicam Que Períodos Curtos De Intervalo (Um Minuto Ou Menos) Reduzem As Concentrações De ATP-CP E Elevam Significativamente A Secreção De Hormônios Anabólicos Quando Comparados A Períodos De Intervalo Mais Longos, De Forma Que A Combinação De Séries De Moderada A ALTA Intensidade Com Intervalos Curtos De 30 A 60 Segundos Parecem Ser Superiores No TREINAMENTO Para Hipertrofia, Do Que Intervalos Longos De Três Minutos Ou Mais (Goto Et Al.,2004;Mccall Et Al.,1999; KraM Er Et Al.,1990; KraMer Et Al.,1987). INDIVÍDUOS QUE TEM POR OBJETIVO REDUÇÃO DE PESO E MELHORA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, TAMBÉM SE BENEFICIAM COM INTERVALOS CURTOS DE DESCANSO.


Intervalos Entre 30 E 60 Segundos Restauram Aproximadamente 70/80% Do ATP-CP Estocado Nas Fibras Musculares.

O objetivo do treinamento é justamente este, ou seja, promover intervalos curtos de descanso, não permitindo deste modo a restauração completa do ATP-CP, e forçando o organismo a recrutar novas fibras musculares. De um modo geral quanto maior o número de fibras musculares ativadas e lesionadas (microlesões), maior será o grau de hipertrofia e melhora do tônus muscular.

Infelizmente é comum encontrarmos treinamentos sem a prescrição de intervalo recuperativo e em outros casos quando a prescrição existe a mesma não é respeitada pelos praticantes. Agora que você já sabe a importância, fique de olho no relógio.