segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Abdominal “Prancha” Você Sabe o Objetivo?Qual Músculo é Solicitado e sua Função?

É comum encontrarmos várias pessoas realizando este exercício nas academias. Mas você que realiza, sabe qual o Músculo é Solicitado e qual a função desta musculatura?

Este exercício trabalha o Transverso do Abdome, um músculo profundo, que só é solicitado em ações isométricas. O Transverso do Abdome tem por função evitar a projeção dos órgãos internos à frente, diminuindo o aspecto de “Falsa Barriguinha”, outra função muito importante é que esta musculatura auxilia a evitar e/ou diminuir a Lombalgia. 

Tanto os homens como as mulheres deve trabalhar esta musculatura, porém as mulheres são as que mais sofrem com a falta de tonicidade desta musculatura, em especial na gravidez, neste período ocorre uma alteração, reacomodação dos órgãos internos para que haja espaço para o Bebê, ocasionando uma diástase Abdominal ACIMA DO RECOMENDADO, que ocorre pelo enfraquecimento deste músculo e outros como Reto Abdominal e Oblíquos.

Músculo Transverso do Abdome e sua Relação com a Estética:

Pesquisas dos músculos abdominais profundos, através de eletromiografia, mostraram que o transverso abdominal é o principal músculo gerador da pressão intra-abdominal que resulta em uma diminuição da circunferência abdominal, devido à orientação horizontal das suas fibras.

Estudos de ressonância Magnética demonstrou que durante a ação de abaixamento do abdome, o transverso abdominal bilateralmente forma uma banda músculofascial que pressiona o abdome, como um espartilho.


Estabilizador da coluna lombar.


Pesquisas realizadas na Austrália mostraram que pacientes com dor lombar, embora tenham sido tratados por várias terapias, possuem algo em comum: os multífidus e transverso do abdome estão fracos. Estes pacientes também tem excesso de atividade dos músculos globais, como eretor da espinha e reto abdominal.
O transverso do abdômen é o músculo mais profundo e mais importante do grupamento abdominal na prevenção da instabilidade lombar Graças à orientação horizontal das suas fibras, funciona como uma cinta, sustentando e fornecendo a estabilização dinâmica da coluna lombar durante a postura estática e a marcha.

Porém isto não significa que você deva incluir este exercício por conta própria na sua rotina de treinamento. Isto deve ocorrer dentro de uma periodização no treinamento, com a correta correlação entre volume e intensidade. Converse com se TREINADOR/PERSONAL/PROFESSOR. EXISTEM OUTRAS FORMAS PARA TRABALHAR ESTA MUSCULATURA.

Referência Bibliográfica:

O MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃO
DE ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA LOMBAR.

Klíssia Mirelli Cavalcanti Gouveia1, Ericson Cavalcante Gouveia2
Fisioter. Mov. 2008 jul/set;21(3):45-50

Fisioterapia para Redução da Diástase dos Músculos Retos Abdominais no Pós-Parto

Luciana Aparecida Mesquita, Antônio Vieira Machado, Angela Viegas Andrade
RBGO 21 (5): 267-272+, 1999

Alterações posturais da coluna e instabilidade lombar no indivíduo obeso: uma revisão de literatura
Gisela Rocha de Siqueira[a], Giselia Alves Pontes da Silva[b]
Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 557-566, jul./set. 2011