quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dores na coluna ou nos joelhos? O comprimento das pernas pode explicar!


Dores na coluna ou nos joelhos? O comprimento das pernas pode explicar!
Texto: Professor Doutor VICTOR MATSUDO
Provavelmente você já sabia que a queixa de dores nas costas é a mais frequente de todas as que as pessoas sentem, ficando atrás apenas do resfriado. O que você talvez não saiba é que uma pequena diferença no comprimento dos membros inferiores pode ser a causa dessa queixa. Quantos e quantos pacientes chegaram nesses anos a nossa clínica com essa queixa e essa diferença! Houve casos de pacientes que já tinham até indicação cirúrgica da coluna e o pior houve outros em que a cirurgia já houvera sido realizada com resultados medíocres.

Essa assimetria de membros inferiores com certeza cria forças de cisalhamento importantes que vão impactar progressivamente estruturas como os discos intervertebrais da coluna lombo-sacra ou das cartilagens dos joelhos, quadris e até tornozelos. Com isso podem levar às degenerações cartilaginosas, conhecidas como condropatias ou até ao deslocamento dos discos intervertebrais, conhecido como hérnia de disco.
Para se diagnosticar de forma acurada essas assimetrias costumamos solicitar a realização de um exame relativamente simples, a escanometria de membros inferiores, que determinará a eventual diferença com precisão de um milímetro. Diferenças de até 4 ou 5 mm são aceitas como normais, sendo que as que vão de 5 mm a 2 cm podem ser tratadas com o uso simples órteses (palmilhas), aquelas entre 2 e 4 cm poderão exigir o uso de órtese e calçado adaptado, sendo que naquelas superiores a 4 cm a opção cirúrgica passa a ser considerada.
Esses problemas têm causa genética, ou seja, são mais frequentes em filhos de pais ou avós que já apresentavam a afecção. Infelizmente, são mais frequentes que o que parece, mas felizmente com um procedimento simples podemos ajudar aos seus portadores a terem uma vida sem as dores de suas consequências.