sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

VARIZES E EXERCÍCIOS FÍSICOS







 VARIZES E EXERCÍCIO FÍSICO
As varizes afetam principalmente os membros inferiores, sendo muito comum na população geral e acompanha-se de elevada morbidade.
Caracteriza-se pela incapacidade em manter o equilíbrio entre o fluxo sanguineo que chega ao membro inferior e o seu retorno, devido a disturbios dos sistemas venosos superficial e profundo. Dois mecanismos sao fundamentais para que essa doença ocorra: obstrução mecânica ao fluxo venoso e refluxo do sangue venoso através de válvulas incompetentes
FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VARIZES:
Sexo feminino, idosos com histórico familiar, Sedentarismo, obesidade, muitas horas em uma mesma posição e Tabagismo.

Um estudo realizado por Pena e Macedo, 2011 teve por objetivo: Descrever a prevalência de doenças venosas entre jovens e sua associação com a atividade física.
• 95 Universitários de ambos os sexos, sendo que as mulheres corresponderam a 57,9% da amostra. A média de idade dos participantes foi de 26,12 anos ± 4,5 (18- 35).

Resultados:
As Mulheres apresentaram maior frequência de doenças vasculares que homens (p < 0,001).
O maior nível de atividade física esteve associado com menor prevalência de doenças venosas periféricas (p = 0,02).

Pena JCO, Macedo LB. Fisioter Mov. 2011 jan/mar;24(1):147-54
Em outro estudo realizado por Alberti e colaboradores, 2010 o objetivo foi: Verifica a Relação entre exercício físico e insuficiência venosa crônica

Foram estudadas prospectivamente 100 pessoas adultas com idade superior a 50 anos, de ambos os sexos, distribuídas uniformemente em dois grupos (n=50), sendo 25 homens e 25 mulheres em cada grupo:
■ Grupo 1: indivíduos que praticavam atividade física rotineiramente por mais de dois anos, durante pelo menos duas vezes por semana, por um período igual ou superior a 20 minutos diários;
■ Grupo 2: indivíduos que não praticavam atividade física.

RESULTADOS
*Os homens que praticavam atividade física tiveram menos tendência a IVCMI do que as mulheres que também praticavam atividade física (p=0,06).
*Foi verificada nos indivíduos sedentários do sexo masculino menos incidência de insuficiencia venosa cronica dos membros inferiores (IVCMI) do que nas sedentárias (p=0,004)
*Deve-se ressaltar que 20% das mulheres sedentárias tiveram IVCMI muito intenso, enquanto apenas uma das 25 que praticavam esporte atingiram o estado mais avançado da doença.
Não se registrou diferença entre a presença de sinais de IVCMI entre o grupo de indivíduos sedentários e os que praticavam atividade física (p=0,2067), tanto para as mulheres quanto para os homens.

Conclusão:
a atividade física não influenciou na ocorrência da IVCMI, porem preveniu a evolucao
para estado mais avancado.
EXERCÍCIO FÍSICO E PREVENÇÃO:
O exercício físico vem comprovando que é um grande aliado no tratamento das doenças vasculares periféricas (DVP). Isso se deve pelo fato do Exercício Físico aumentar o tônus muscular dos membros inferiores e, consequentemente, melhorar sua ação no sistema venoso, facilitando o retorno do sangue que chega as extremidades inferiores para o coração

Relação entre exercício físico e insufi ciência
venosa crônica Luiz Ronaldo Alberti1, Andy Petroianu2, Danielle Correa Franca3, Thiago de Melo Franco Silva4 Rev Med Minas Gerais 2010; 20(1): 30-35
Pena JCO, Macedo LB. Fisioter Mov. 2011 jan/mar;24(1):147-54