domingo, 25 de junho de 2017

UCHÔA, 2015 teve como objetivo observar qual o efeito do volume de treinamento, 3 e 6 séries no exercício, flexão do cotovelo unilateral com halteres, executado com a metodologia Drop-Set. Sendo avaliada a temperatura superficial da pele (TSP) através de termografia, o edema muscular através da Ultrassonografia , após 24, 48 e 72 horas.





1- METODOLOGIA 

17 sujeitos, homens, ativos, 
Realizaram 10 repetições máximas (10RM) no exercício de flexão unilateral de cotovelo com halter.


Primeira sessão experimental efetuaram 3 séries, com 2 minutos de intervalo entre séries, com o braço dominante, sendo 10 repetições executadas com uma carga correspondente a 80% de 10RM, logo em sequência e sem descanso, a carga foi diminuída para 60% de 10 RM, executando novamente 10 repetições, e novamente sem descanso, executaram mais 10 repetições com uma carga correspondente a 40% de 10 RM.

Na semana  seguinte, no mesmo dia da semana, no mesmo horário, foi efetuada outra sessão com as mesmas características, alterando somente o volume, ou seja, o número de séries passou de 3 para 6 dentro do método de DS.

3-RESULTADOS Principais Achados.

No braço de exercício, a TSP foi significativamente maior no momento após o exercício em comparação com o braço controle nos dois volumes estudados (3 e 6 séries). 

48h após o exercício, os valores de TSP foi significativamente maior com o uso de 6 séries quando comparado com o uso de 3 séries.

24h os valores após o exercício a TSP também foi maior após 6 séries em relação a 3.

  72h após o exercício, a TSP foi mais alta com o uso de 6 séries quando comparada com 3 séries. 

No que diz respeito ao edema muscular, foi  observado que nos dois braços (controle e exercício) e volumes (3 e 6 séries) os valores foram significativamente maiores no momento pós exercício em relação ao momento pré exercício (após, 24,48 e 72h).

Analisando o braço de exercício, foi encontrado em ambos os volumes (3 e 6 séries)  nos momentos após, 24, 48 e 72h  valores significativamente maiores de Edema Muscular quando comparados com o braço controle.

 Ainda no braço de exercício com o uso de 6 séries, foi verificado valores significativamente maiores de Edema Muscular nos momentos após, 24 e 48h  em comparação com 3 séries, e que  48h após o exercício o edema muscular atingiu seu pico. 




5. CONCLUSÃO

Tendo como base os resultados do presente estudo os pesquisadores constataram  que o uso do SISTEMA DROP-SET com MAIOR VOLUME (6 Séries) proporcionou valores de TSP e de edema muscular superiores aos de 3 séries por um período até 48h a 72h após sessão de exercícios.

Setenta e duas horas parecem não ser suficientes para retornar todos os indicadores fisiológicos analisados aos níveis basais, tornando-se mais evidente com o uso de maiores volumes.





EFEITO DO VOLUME NA TEMPERATURA SUPERFICIAL DA PELE E NO EDEMA MUSCULAR APÓS REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO DE TREINO DE FORÇA COM A METODOLOGIA DE DROP-SETS.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE ACADEMIAS.

 PAULO ANDRÉ … Read more

Drop-Set 1º Análise

De Sales e colaboradores, 2008 teve como OBJETIVO comparar a influência da ordem de PRE-EXAUSTÃO com a ordem inversa nos exercícios LEG PRESS e CADEIRA EXTENSORA  através do volume total de REPETIÇÕES MÁXIMAS em homens treinados. 

13 homens (22 ± 3,2 anos) experientes em TF por no mínimo dois anos e freqüência mínima de três vezes por semana.
02 sessões de treinamento
Leg Press (LP) e Cadeira Extensora (CE) Ênfase Quadríceps
Seqüência A, LP antes da CE e após 72 horas foi realizada a Seqüência B (PRE), sendo executada a CE antes do LP.
Com a carga de 8RM os voluntários realizaram uma série de cada exercício na sequência designada (A e B), com intervalo para transição entre exercícios fixo em 20 segundos, sendo ambas as séries realizadas até o alcance da falha                                   muscular concêntrica. 
O procedimento foi realizado por quatro vezes com intervalos fixos em dois minutos, totalizando quatro séries. 

  RESULTADOS


Exercício Extensora:

O número de RM no exercício CE apresentou quedas significativas na sequência A, quando era realizado após o LP em relação a sequencia B, quando a extensora foi realizado como primeiro exercício. (Número Repetições SEQ A  3,57 ± 1,19  e SEQ B 6,69 ± 1,33*). 
Exercício Leg Press: 

O número de repetições do leg Press, após a Cadeira Extensora (Método Pré-Exaustão) foi menor na SEQUENCIA B 5,03 ± 1,41  mas não significativamente em relação a SEQUENCIA A 6,09 ± 1,34  quando foi realizado como primeiro.   

  SENDO ASSIM, O MÉTODO PRÉ EXAUSTÃO NÃO É EFETIVO, CERTO? 
Os autores destacam que os resultados do presente estudo se apresentam conflitantes aos obtidos por outros experimentos, pois o volume total de treinamento se apresentou maior na ordem de PRE. Sendo que Isso pode ter ocorrido, pois apenas o exercício CE foi realizado antes do LP, permitindo que, além do quadríceps, outros músculos envolvidos no LP como os isquiotibiais atuassem sem o comprometimento da fadiga resultante de exercícios como a Cadeira Flexora. Além disso, uma série de cada exercício foi realizada de forma alternada por quatro vezes, ao invés de todas as séries serem realizadas na CE para que o LP fosse realizado. 

  ANÁLISE PESSOAL
O Número de Repetições no Leg Press e Cadeira Extensora Diminuiu em todas as Séries nas Duas Sequências, Comprovando a Literatura, ou Seja, quando se treina Até a Falha Concêntrica é Impossível Manter o Número de Repetições.

Outro Fator Importante que Devemos Destacar é em Relação a Ordenação, ou Seja, o Exercício Realizado na Sequência B (Como Segundo) Apresentou Sempre Menos Repetições em Relação a Sequência A. Isto é importante, pois vai ao encontro do Princípio da Especificidade, se objetivarmos maior volume, intensidade e priorização de um determinado Grupamento Muscular ou Exercício, este deve ser Realizado no início.

Método Drop-Set


Objetivos: Aumentar o tempo sob tensão e o trabalho total, possibilitando a execução de mais repetições em virtude da diminuição das cargas em meio à serie; explorar estresse tensional no início da série e estresse metabólico, ao final da série.
Ø  Execução: Iniciar com cargas elevadas, realizar repetições até a falha concêntrica; após atingir a falha, diminuir a carga (cerca de 10 a 20%) e, sem intervalo, retomar a execução novamente até a falha concêntrica; o procedimento de diminuição das cargas externa pode ser repetido por duas ou três vezes ou até atingir os objetivos do treinamento.

( MÉTODOS AVANÇADOS PARA HIPERTROFIA – CAUÊ LÁ SCALA TEIXEIRA – 2º EDIÇÃO).