segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO – FATORES NEUROMUSCULARES QUAL A IMPORTÂNCIA?

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO – FATORES NEUROMUSCULARES
QUAL A IMPORTÂNCIA?
Este Período tem por objetivo promover a adaptação, fortalecimento dos ligamentos, tendões, músculos e aprendizado da técnica dos movimentos, a melhora da coordenação.
A duração deste período é em média de 12 semanas (em média, pois é dependente do nível de treinabilidade do individuo), ocorrendo um grande aumento da Força Muscular e Pequenas alterações Hipertróficas do Tecido Muscular (pequenas, mas não inexistentes). #treinamentojunior
Todas as questões mencionadas anteriormente são dependentes da interação do Sistema neuromuscular, ou seja, Neural e Muscular.
Temos dois Fatores importantes: 
Coordenações Intramusculares (alterações internas no Músculo) e Intermusculares (alterações entre os músculos).
A coordenação intramuscular está relacionada com a melhora da ativação, capacidade do recrutamento de um maior número de Unidades Motoras, (vamos considerar as unidades motoras como sendo ajudantes para carregar uma mudança) quanto mais Unidades Motoras recrutadas, maior a capacidade de geração de força muscular (mais fácil carregar a mudança). Conforme o Indivíduo vai se tornando mais treinado, maior é a capacidade desta pessoa de ativar simultaneamente mais unidades motoras de um mesmo músculo, ou seja, maior a geração de Força.


A coordenação Intermuscular ocorre quase que simultaneamente com a coordenação intramuscular, diferenciando-se desta pelo fato de ocorrerem ajustes entre as musculaturas envolvidas em um ato motor. Neste caso de um modo geral temos os músculos Agonistas, que são os principais responsáveis pela ação de realizar o movimento e os antagonistas que se opõem a esta ação. Durante este período, aprendemos a maximizar a ativação dos agonistas e a inibir a ativação dos antagonistas. Exemplo prático: Vamos voltar aos ajudantes da MUDANÇA: Os agonistas são os ajudantes que levantando o móvel a ser carregado, e os antagonista são os “ajudantes” que estão puxando o móvel para baixo.  

Como citado anteriormente, durante o período de Adaptação, as primeiras semanas na sala de Musculação tem por objetivo promover um “melhor entendimento” entre o sistema Muscular e Neural, para posteriormente ser possível maximizarmos os objetivos individuais de cada cliente. Portanto não NEGLIGENCIE o PERIODO DE ADAPTAÇÃO.

Sugestão de Leitura:
 Souto Maior, A.; Alves A. A contribuição dos fatores neurais em fases iniciais do treinamento de força muscular: uma revisão bibliográfica. Motriz, Rio Claro, v.9, n.3, p.161-168, set./dez. 2003

BACURAU, R. F.; NAVARO F. Hipertrofia, Hiperplasia: fisiologia, nutrição e treinamento. São Paulo: Ed. Phorte,2001.
BOMPA, T. O.; CORNACCHIA, L. J. Treinamento de Força Consciente. São Paulo: Ed. Phorte, 2000.
VERKHOSHANSKI, Y. V. Treinamento desportivo /Teoria e Metodologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole,1991.